Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Secretaria de Saúde de Curionópolis promove a campanha “Julho Amarelo”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na manhã da última terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde de Curionópolis (SEMSA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) realizou no Posto de Saúde Planalto, uma campanha em alusão ao “Julho Amarelo”, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais.

        Durante a ação, houve a distribuição de panfletos educativos, preservativos e orientação sobre as maneiras de prevenir hepatites virais.  Também foram realizados 85 testes rápidos de diagnóstico para Hepatite B, C, Sífilis e HIV. “Uma ação dessas, eu acho importante para todos nós, porque é preciso cuidar da saúde para termos mais tempo de vida” disse Raimunda da Cruz, dona de casa.


         “As hepatites virais são um problema de saúde pública, precursora das doenças que podem causar o câncer de fígado, daí a importância de fazer a prevenção e obter o diagnóstico precoce que possibilita ao paciente com resultado positivo uma sobrevida maior recebendo o tratamento adequado”, disse Flávia de Araújo, coordenadora da Atenção Básica de Saúde de Curionópolis.

         A Secretaria de Saúde também promoverá uma capacitação para os funcionários da área da saúde que atuam no município e disponibilizará testes rápidos para serem realizados nos postos de saúde. O objetivo é tornar mais acessível a realização dos testes pela população, principalmente no caso de mulheres grávidas que irão iniciar o pré-natal.

          De acordo com a secretária de saúde, Kelma Oliveira, o dia 17/07 foi escolhido como dia “D” para marcar o início de uma nova Campanha que será realizada anualmente em Curionópolis de Combate às Hepatites Virais. “Hoje foram realizados 85 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites Virais e estamos contentes com os resultados. Em breve, as testagens estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município e na Santa Casa de Misericórdia de Serra Pelada” explicou. Atualmente, os testes podem ser realizados no Laboratório Municipal de Curionópolis.

Publicidade

Veja
Também