Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Secretaria de Saúde de Parauapebas intensifica combate ao Sarampo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“Nossas ações são transparentes, quanto aos casos suspeitos de sarampo que estão surgindo em nosso município, estamos fazendo o bloqueio vacinal – ação essa que se dá em domicílio, nos familiares, dos casos suspeitos e vizinhança do endereço, nos contatos das últimas 72hs. Desde que não apresentem comprovação vacinal, é realizado a vacina contra o sarampo nesses contatos. A equipe está de prontidão para ir nos endereços de todos casos suspeitos do município e até o momento todos os bloqueios foram realizados com sucesso”, afirma o secretário de Saúde Gilberto Laranjeiras.

Vale enfatizar a sensibilidade e preparo dos profissionais quanto a suspeição para o diagnóstico, pois os mesmos passaram por capacitação pelo infectologista Dr. Tiago Soares, uma vez que a doença havia sido erradicada do país em 2016. Lembrando que o diagnóstico necessita de confirmação laboratorial, através do Laboratório Central -LACEN do estado do Pará. Contudo, e até o momento nenhum caso foi confirmado, pois todos os municípios do Estado dependem do LACEN – do qual o município tem uma ótima relação. A conduta dos profissionais da SEMSA é a profilaxia para não propagação do e vírus e o reforço das orientações.


“Nosso município tem fácil acesso via área, ferroviária e terrestre. Todos os dias recebemos pessoas de várias localidades, mas não medimos esforços no trabalho como vigilantes da saúde do nosso município, assim evitando maiores transtornos”, relata Laranjeiras.

A intensificação nacional da vacinação contra o sarampo para a faixa etária de 05 a 19 anos continua até o dia 13 de março, reforçamos o alerta para a população quanto a importância a manutenção do calendário nacional vacinal para toda população.

Publicidade

Veja
Também