Secretaria de Saúde inaugura as novas instalações do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O prefeito Darci Lermen inaugurou, na tarde desta segunda-feira (09), a nova sede do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), situado na Rua 24 de Março, S/N – UBS – Bairro Rio Verde – 3 º andar. Atualmente, 20 profissionais da saúde participam diretamente para melhor atender os 86 pacientes atualmente beneficiados pelo programa, com visitas diárias, dependendo da necessidade de cada enfermidade. As equipes chegam a realizar 4,9 mil procedimentos por mês.
Estiveram presente na solenidade o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, o secretário de saúde Gilberto Laranjeiras, o coordenador Estadual do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), José Guilherme Arruda, a presidente do conselho de Saúde de Parauapebas, Leonice de Oliveira, vereadores, Diretores da Saúde Pública do Município, imprensa, e demais profissionais da saúde.
“O SAD tem a proposta de garantir o atendimento médico na residência do paciente acamado, reduzindo a permanência dele em leitos de internação, facilitando sobretudo o cuidado para aqueles que não podem se locomover até os equipamentos públicos. Nossa cidade é uma das poucas do país que garante a continuidade do serviço e de forma eficaz”, comemora o prefeito Daci Lermen.
“Muito feliz e satisfeito em ver o quanto o município vem se preocupando realizar um atendimento domiciliar cada vez mais eficaz, Parauapebas sem dúvidas está de parabéns”, parabeniza o coordenador Estadual do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), José Guilherme Arruda.
Para o secretário de Saúde Gilberto Laranjeiras, o SAD é a efetivação da política pública que garante os direitos de todos os indivíduos. “Temos bons resultados na recuperação de casos de feridas. Contamos com equipe capacitada e o acompanhamento é ofertado a pacientes, de todas as idades, com quadro clínico agudo. O atendimento é mantido até que o quadro de saúde se estabilize. Nosso compromisso é realizar um atendimento cada vez mais humanizado para os munícipes de Parauapebas”, explica.
Com uma proposta de humanização, garantindo a desospitalização e a redução da permanência do indivíduo internado, o serviço promove a autonomia e tem como público-alvo pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção; pessoas com patologias agudas, crônicas ou degenerativas, aqueles que necessitam de cuidados paliativos.
“A gente se sente honrado em conseguir cumprir os princípios primordiais do SUS. Atendemos pacientes muito fragilizados e poder levar esse trabalho com excelência na residência do usuário é muito importante”, assegura o coordenador do SAD, enfermeiro Joé Neto.
O serviço faz parte do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, e foi implantado no município em 2016, onde o atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e/ou assistente social. Outros profissionais como fonoaudiólogo, assistente social, odontólogo e nutricionista formam a equipe de apoio.
A nova estrutura vem para trazer mais conforto e agilidade para profissionais da saúde e para as famílias de pacientes encaminhados ao SAD.

Publicidade

veja também