Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Secretaria de Saúde realiza Campanha de Vacinação contra HPV para meninas de 9 a 11 anos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“Vacinamos mais de 200 meninas na escola Milton Martins, semana passada, e nesta semana imunizamos outras 400 na escola Antônio Matos”, informou a coordenadora de imunização, Aline Neves, adiantando que a programação nas unidades de ensino vai continuar durante todo o mês.

A vacina pode ser encontrada também em todas as unidades de saúde, tanto da zona urbana, quanto da rural. A campanha de imunização é voltada para meninas de 9 a 11 anos, mas, aquelas que estão na faixa etária de 12 a 13 anos e que não receberam a primeira dose no ano passado, podem se vacinar agora.


Para tomar a vacina, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Sobre o HPV

O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e de cólon e reto. Por isso, a incorporação da vacina no calendário nacional tem o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero.

Com a disponibilização da vacina no SUS, espera-se a redução da incidência e da mortalidade por esta doença grave, que se caracteriza pelo crescimento anormal de células do colo do útero. Cerca de metade das mulheres diagnosticadas com câncer de colo do útero tem entre 35 e 55 anos de idade. Muitas provavelmente foram expostas ao HPV na adolescência ou na faixa dos 20 anos de idade.

É importante ressaltar que a imunização não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

Publicidade

Veja
Também