Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Secretaria de Saúde reúne servidores em Workshop de Planejamento Estratégico

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com o objetivo de ser referência em saúde no Estado do Pará, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu o Workshop de Planejamento Estratégico, no último sábado, 30, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura. Na ocasião, gestores e servidores identificaram os problemas, as soluções e os desafios que devem ser prioridade para o cumprimento do objetivo estratégico da secretaria.

“Foi muito boa a dinâmica de trabalho, que serviu para unir a equipe”, declara Marcelo Monteiro, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde.


Facilitador do encontro, o secretário-adjunto da Semsa, Raimundo Henrique da Silva, ministrou sobre a importância do comprometimento da equipe para o sucesso das ações. “Planejamento estratégico é a base para a execução organizada do trabalho. Queremos conhecer a realidade de cada ponto de atendimento e ter essa equipe unida, pois para cumprirmos o objetivo estratégico temos que estar junto à equipe. Precisamos conhecer os problemas e ninguém melhor do que vocês para relatá-los”, disse aos servidores.

Segundo Henrique, o planejamento estratégico é composto por três momentos. No primeiro, os representantes elegem as prioridades, relatam os seus problemas para que, no segundo, seja construído um painel integrado, ocasião em que cada categoria se reunirá para a discussão das dificuldades apresentadas.

Já no terceiro momento, os problemas são escalonados, classificados e separados para que sejam resolvidos no âmbito da própria equipe, da diretoria, da secretaria, do governo estadual, federal ou de outros órgãos externos. “Ao final do painel integrado é produzido um documento dentro de uma matriz SWOT, com planos de ações e prazos a serem cumpridos”, explica Henrique.

Além dos servidores da secretaria, participaram do workshop representantes de sindicatos e do Conselho Municipal de Saúde. Para a presidente do conselho, Leonice de Oliveira, a iniciativa é importante e precisa ser estendida a todos os servidores: “Só vamos conseguir mudar e melhorar a saúde pública a partir do momento em que todos se sentirem parte do processo. O encontro é muito válido”.

O secretário-adjunto aproveitou para informar que tem realizado com o secretário de saúde, Sady Lucas, visitas aos setores, departamentos e unidades de saúde, tendo por finalidade o conhecimento in loco da realidade nos locais de trabalho. Outro ponto destacado foi de que todos os servidores da saúde passarão por capacitações para que a humanização do sistema aconteça de forma efetiva.

Reportagem: Jéssica Borges
Fotos: Anderson Souza

Publicidade

Veja
Também