Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Secretárias analisam retificação da primeira fase do Censo Escolar 2015

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil, realizado anualmente, desde 1991, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC), bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Em junho, as secretárias preencheram questionários on-line, com dados da educação básica (sobre escola, alunos e professores de todas as etapas e modalidades), cujas informações foram repassadas via internet, por meio do sistema Educacenso.


Há mais de dez anos atuando como secretária na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, Janete Benício comenta a importância do encontro de secretárias. “Esse momento é importante para a troca de informações sobre questões burocráticas pertinentes ao Censo Escolar. A socialização de todo o nosso trabalho vai refletir, posteriormente, na qualidade do ensino”, explicou.

A coordenadora do Setor de Estatística da Semed, Míriam Pimenta, declarou que o momento é essencial para as escolas da rede municipal. “Os dados coletados no Censo Escolar foram publicados recentemente pelo Ministério da Educação no Diário Oficial. Agora, os relatórios por escola no sistema Educacenso estão disponíveis para conferência dos gestores municipais. Assim, este encontro é justamente para que possamos verificar e retificar eventuais inconsistências de informações no prazo de 30 dias”, esclareceu.

Homenagem

Na oportunidade, a Semed organizou um café da manhã em comemoração ao Dia da Secretária, celebrado no último dia 30 de setembro. A secretária municipal de Educação, Leila Lobato, participou do momento e aproveitou para agradecer todo o trabalho que é desenvolvido pelas profissionais nas escolas da rede municipal.

“Parabenizamos vocês e agradecemos pelo profissionalismo, apoio e dedicação. A contribuição de cada uma tem sido de grande valia para o crescimento da educação de Parauapebas. Essa é apenas uma homenagem singela, da qual vocês são merecedoras”, concluiu a gestora.

Reportagem: Luzandra Vilhena – Ascom/Semed

Publicidade

Veja
Também