Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Secretário de Obras explica situação de ruas do Bairro Cidade Jardim quase intrafegáveis

Um período de inverno inteiro e início de verão com ruas esburacadas têm deixado boa parte da população descontente, já que não sobram mais opções de desvios de caminhos, pois na maioria das ruas do Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas, a situação é semelhante, não poupando nem mesmo as arteriais ou coletoras.

São muitas as denúncias que chegam à redação do Portal Pebinha de Açúcar, vindas de moradores do citado bairro e também por quem por ele passa. Nossa equipe de reportagens procurou o secretário municipal de Obras, Wanterlor Nunes Bandeira, para falar a respeito dos projetos do governo municipal no que tange à tomada de decisões para trazer solução ao problema.

“Temos consciência que o pavimento de todas as ruas do Cidade Jardim está comprometido. Por isso, o serviço de tapa-buraco não irá resolver”, reconhece Wanterlor Bandeira, contando que foram feitos serviços na Rua B e na Avenida F, mas percebeu o surgimento de outros buracos.

Ainda de acordo com o secretário de Obras, as principais dificuldades apontadas por ele é a falta de drenagem em diversas ruas, solução que só chegará com a contratação de empresa para fazer o serviço completo, incluindo drenagem, boca de lobo, pontos de visita, sarjetas, meio fio, implantação e troca de aduelas e recuperação do pavimento.

“A previsão de investimentos para este ano, só no Bairro Cidade Jardim, é de aproximadamente R$ 50 milhões”, revela Wanterlor Bandeira, denunciando que o que mais danifica o pavimento asfáltico são peso e água, e por isso um serviço de tapa-buraco seria apenas um paliativo, ou o mesmo que enxugar gelo, devendo a solução chegar pelo serviço completo, a exemplo do que está sendo feito no Bairro Tropical.

Wanterlor Bandeira – Secretário de Obras de Parauapebas

 

Wanterlor Bandeira informa ainda que os principais problemas, em se tratando de asfalto, ocorrem nos loteamentos Parque dos Carajás, Nova Carajás, Amazônia, Paraíso e Cidade Jardim, onde ele diz ser necessário mudar todo o sistema de drenagem.

Ali, conforme relatado pelo secretário, as loteadoras fizeram serviços aparentes com o objetivo de vender lotes e não para morar. Com isso, além do serviço mal feito, se agravou com o aumento de veículos e de moradores, e estes têm por hábito jogar água nas ruas.

Outro agravante apontado por Wanterlor é o aterramento das nascentes na área do Bairro Cidade Jardim, onde ele propõe que seja comparado o mapa de antes de 2011 para que se veja isso. “Usaram drenagem subdimensionada que não comporta a água produzida nas casas ou também pela chuva. Podendo ser visto minadouro nas ruas e também em quintais e residências”, denuncia o secretário, dizendo que o governo tem consciência da situação e, por isso, já pediu às equipes para serem mais céleres nos processos para trazer a solução com várias frentes a partir do meado de junho.

 

Além de refazer todo o sistema de drenagens e pavimentação asfáltica, as várias áreas verdes existentes no Cidade Jardim ganharão nova configuração, devendo ser circundadas por pistas de caminhadas e ciclovias, sendo, em seguida, feito o cercamento das referidas áreas, que também ganharão academias de ginásticas, praças etc. “Os transtornos serão inevitáveis, mas, depois de concluído, todos nós veremos que valeu a pena”, lembra Wanterlor Bandeira.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário