Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Secretário de Produção Rural visita toda zona rural do município de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Prefeitura Municipal de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Produção Rural (SEMPROR) está fazendo um trabalho de visita em todas as regiões que foram implementados o processo de produção do pequeno agricultor. Desde o senso em 2013, o município foi dividido em seis regiões e recentemente o Secretário Municipal de Produção Rural, Horácio Martins, visitou todas elas; a Palmares II, onde está localizada a equipe 3, coordenada pelo Médico Veterinário Nazareno Fontana, que trabalha há um ano e dois meses nessa região.

De acordo com o coordenador da 3ª região, o médico veterinário Nazareno Fontana, as equipes têm à disposição tratores de esteira e de pneus para implementar uma logística e escala de produção. Outro trabalho importante, que foi realizado ano passado, foi a construção de vários tanques de piscicultura nos lotes dos pequenos e médios agricultores.


Nas visitas o Secretário estava acompanhado das seis equipes da Secretaria de Produção Rural, e segundo o secretário Horácio Martins esse trabalho é para que outros coordenadores possam perceber como a outra equipe vem trabalhando, assim todos aprendem uns com os outros.

Uma das visitas foi no sítio de Antônio Wilson, conhecido por Baé, onde toda equipe pôde acompanhar o trabalho desenvolvido pelo agricultor e sua produção familiar, que já conta com aproximadamente R$ 500,00 por semana apenas de horta, além de um tanque de peixe que já foi instalado na sua propriedade. “Estou muito feliz com esse apoio do prefeito Valmir Mariano, através do secretário Horácio, antes eu apenas plantava mandioca, era quase um ano para fazer a colheita, tinha que fazer diárias por perto para me manter, hoje estou o tempo todo com minha família e produzindo muito, graças a Deus”, comemora Baé.

Outra visita foi no sitio do agregado João Batista Cabral, na Palmares II. Ele disse à equipe de reportagem que chegou a região em outubro de 2013 e era muito difícil de trabalhar, até o sistema de arar a terra foi feito por ele mesmo e puxava com seu carro velho que tinha, mas depois que se inscreveu na Secretaria houve um grande avanço e tratores chegaram pra ajudar e esse ano o resultado já apareceu.

Segundo Nazareno, seu João colherá aproximadamente 250 sacas de milho. “Quero agradecer ao prefeito Valmir e a Horácio Martins. Eu já tinha visto ele várias vezes na secretaria, mas agora estou conhecendo aqui no sítio, uma boa pessoa, um bom homem”, disse João.

Mais uma das visitas feita por Horácio Martins e equipe foi no sítio do Ailton Jesus da Costa, também na Palmares II, próximo a ponte do Limão. De acordo com Ailton, sua terra hoje é totalmente produtiva e com ajuda da secretaria ele planta de tudo: milho, quiabo, macaxeira entre outros; além disso, Ailton foi contemplado com um tanque de piscicultura e já está produzindo peixes, ele ainda disse que nunca recebeu um apoio tão grande na zona rural como esse momento da nossa agricultura. “Só não produz quem não quiser plantar, porque apoio temos, minha vida hoje tomou outro rumo, agradeço ao prefeito Valmir Mariano e ao secretário Horácio e sua equipe por todo esse trabalho com os agricultores”, comemorou.

Já o Secretário de produção Horácio Martins disse aos presentes que estava muito feliz com esse momento que vive na Secretaria de Produção Rural; segundo ele, os coordenadores assim como os servidores da PMP, estavam de parabéns, porque desde o senso de 2013 começaram a colher um pouco dos frutos que foram plantados, mas não para por ai. “Nosso trabalho apenas começou, mas já podemos ver algum resultado. Esse ano vamos passar novamente em cada colono e ver o que precisa pra produzir. Nosso objetivo, e o pedido do nosso prefeito Valmir Mariano, é para os colonos produzirem, para isso devemos estar do lado deles. Agradeço a todos os nossos servidores que colocaram o coração dentro desse projeto, hoje já avançamos bastante em nossa produção, mas queremos mais e mais, precisamos também de voltar em cada tanque de piscicultura e fazer as devidas reformas depois do primeiro inverno; não vamos abandonar a causa, nosso objetivo é valorizar o homem do campo, para isso que o prefeito confiou em nossa equipe”, assegurou Horácio.

Reportagem e fotos: Carlos Refribom

Publicidade

Veja
Também