Single Posts
Confirmados
21.805
Single Posts
Recuperados

11.263
Single Posts
Óbitos
155

 Publicidade

Secretário monta grupo para verificar condições de barragem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Secretário monta grupo para verificar condições de barragem

Barragem da Mina do Sossego em Canaã dos Carajás

Após o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, na última sexta-feira (25), uma reunião extraordinária foi convocada para a manhã desta segunda-feira (28), no Palácio do Governo, em Belém, com a presença do governador Helder Barbalho – entre outras autoridades envolvidas em projetos ou ações de fiscalização do meio-ambiente, na região. Durante o encontro, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado, Mauro Ó de Almeida, apontou uma barragem localizada em Canaã dos Carajás-PA, como de potencial risco.

Trata-se da barragem da mina de Sossego, também pertencente à Vale, localizada no sudeste do Pará. “Não há uma barragem que mais preocupa. Temos algumas barragens com mais de 40 metros de altura e algumas de pequeno ou médio porte com potencial dano associado. Isso não quer dizer que exista alguma com mais urgência. A barragem de Sossego (em Canaã dos Carajás) é uma delas. As outras nós estamos fazendo um levantamento para das uma informação mais correta sobre elas”, disse.


“Formamos um grupo de trabalho para estudar alternativas e verificar as condições das barragens. O primeiro órgão fiscalizador das barragens é a Agência Nacional de Mineração. No caso da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, nós fazemos o licenciamento das obras. Também atuar juntos para validar e verificar os relatórios apresentados”, explicou o secretário.

Nos próximos dias, eventuais ações de fiscalização nas barragens paraenses podem ser divulgadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). No momento, segundo o cadastro do Departamento Nacional de Produção Mineral, o estado possui 66 barragens na região.

Assista: 

 

Publicidade

Veja
Também