Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Segunda dose da vacina contra HPV já está disponível no Hospital Municipal de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A segunda dose da vacina, que previne do câncer de colo do útero, está disponível em todas as unidades de saúde e no Hospital Municipal Dr. Teófilo Soares Filho desde dia 1º de setembro.

A partir deste ano, a vacina faz parte do calendário de vacinação para todas as adolescentes, na faixa etária de 11 a 13 anos. A partir de 2016, o programa atenderá meninas a partir dos 9 anos de idade. As adolescentes que ainda não tomaram a primeira dose também podem procurar os postos de vacinação.


De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Aline Neves, na primeira etapa no município foram vacinadas mais de 5 mil adolescentes, atingindo a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de imunizar 80% do público alvo.

“Para a imunização ser completa são necessárias três doses. A segunda dose está sendo aplicada seis meses após a primeira, e a terceira dose da vacina, após cinco anos”, explica a coordenadora.

Segundo pesquisas, o câncer de colo do útero no Brasil é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos do HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo e estes subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra o HPV, fornecida pelo Sistema Único de Saúde.

Publicidade

Veja
Também