Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Segunda etapa dos Jogos Interescolares movimenta escolas municipais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O início das competições da segunda etapa dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs) é marcado pela presença de centenas de pessoas, que lotaram as arquibancadas das quadras das escolas polos Chico Mendes, Eduardo Angelim (municipal), Eurides Santana e Terezinha de Jesus

Ao contrário de 2013, a 18ª edição dos jogos foi dividida em duas etapas: a primeira, ocorrida em maio, categorias mirim e pré-mirim, contou com a participação de mais de 500 atletas de 20 escolas; e esta segunda, voltada para as categorias A e B, que correspondem ao antigo infanto-juvenil e juvenil, conta com a participação de mais de 1.500 alunos de 38 unidades educacionais – 32 municipais, duas particulares e quatro estaduais.


Nesta fase, os alunos com idade entre 12 a 17 anos, disputam seis modalidades: futsal, handebol, voleibol, basquetebol, tênis de mesa e xadrez. Os próximos jogos da edição ocorrerão em mais dois finais de semana, dias 15, 16, 22 e 23 de novembro, nas escolas polos e no Ginásio Poliesportivo, sendo que, durante à tarde do domingo (23), o Ginásio Poliesportivo será palco da premiação dos atletas que se consagraram campeões.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire está competindo em várias modalidades, entre elas, o futsal masculino e feminino. Janiel Menezes de Oliveira, 13 anos, é aluno do 7º ano da escola e faz parte do time de futsal da categoria A. Ele está muito empolgado em participar dos jogos. “Apesar de meu time ter ficado em quarto lugar ano passado, este ano estamos confiantes, pois treinamos muito e estamos nos esforçando mais para ficarmos ao menos entre os terceiros colocados”, enfatiza o jovem atleta.

IMPORTÂNCIA DOS JOGOS
Para Thiago Soares, coordenador de Educação Física dos 3º e 4º ciclos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o maior objetivo dos JIPs é contribuir para a integração entre os alunos da rede de ensino. “Durante os jogos os alunos têm a oportunidade de se relacionarem com outros estudantes, seja do ensino municipal, estadual ou particular, e colocarem em prática valores como cooperação, respeito e solidariedade”, afirma Thiago.

Ainda segundo o coordenador, os jogos têm transcorrido de forma tranquila, principalmente por causa da colaboração da equipe responsável pela realização do evento e pela contribuição dos professores que se mobilizam e mobilizam os alunos para participarem da maior competição esportiva voltada ao público estudantil do município.

Na avaliação da secretária de Educação, Juliana de Souza, os JIPs são fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos. “Não se trata apenas de lazer, momentos de descontração e a competição em si, mas sim, de todo um processo que contribui para a formação de cidadãos íntegros e disciplinados”, assegura Juliana.
A competição é realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Reportagem e fotos: Messania Cardoso

Publicidade

Veja
Também