A situação se perdura por mais de um ano. A Unimed não responde a e-mails, não atende telefonemas e nem dá previsão para pagamento aos prestadores de serviços.
O Hospital Yutaka Takeda está sem atender os pacientes do plano Unimed desde o dia 3 de novembro, por falta de pagamento. O Instituto de Saúde Especializada de Parauapebas (ISEP), também paralisou os serviços prestados. Já o Pronto Atendimento Cristo Rei, conseguiu segurar as pontas um pouco mais, mas, a previsão de paralisação é nesta segunda-feira (20).
A demora no repasse da Unimed Fama para com as clínicas e hospitais prestadores de serviços, prejudica os usuários do plano. Os prestadores acabam que não tendo de onde tirar recursos para atender a demanda, causando descontentamento por parte dos usuários.
Nesta quinta-feira (16), a Associação Médica de Carajás (AMC), entidade representativa dos médicos associados da região de Carajás, emitiu uma nota pública de apoio e solidariedade às empresas de saúde da região que foram afetadas.
A nota revela que em Marabá a situação não é diferente. Por lá ainda ocorrem os pagamentos irregulares, deixando os prestadores de serviço sem outra alternativa a não ser, paralisar.
“Temos recebido informações de que a Unimed FAMA não se pronuncia sobre as pendências, não responde aos e-mails, não atende às ligações e não fornece qualquer previsão ou informação sobre o motivo dos atrasos”, diz trecho da nota emitida pela AMC.
As empresas seguem aguardando um posicionamento da Unimed FAMA, para que os atendimentos voltem a sua normalidade.
Confira a baixo a nota da AMC na íntegra:
Reportagem: Leonardo Chavez