Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Seminário capacita envolvidos na rede de atendimento à criança ao adolescente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foi iniciado às 8h00 de ontem, terça-feira, 20, com uma palestra mais voltada para aplicação do ECA no âmbito escolar, o Seminário de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas.
Toda rede de atendimento da criança e adolescente está participando desta atividade formativa, dentre os quais Conselheiros tutelares, Agentes de Proteção da Infância e Juventude, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Parauapebas, servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretores e professores de Escolas Municipais, representantes de entidades sociais e comunitárias e ativistas dos direitos da Infância e Juventude.

Hoje, a sequência do seminário, no auditório da Prefeitura de Parauapebas teve início às 9h00 com palestra sobre as funções do conselho tutelar e a atenção conjunta dos órgãos de Proteção da Infância e Juventude; sendo Uma ótima oportunidade de capacitação sobre os direitos da criança e adolescente com a palestrante Maduca Lopes, ela é pedagoga, foi conselheira tutelar por dois mandatos no estado de Minas Gerais, e atua como consultora em assuntos referentes aos direitos da infância e da juventude em nível nacional.


O COMDCAP (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Parauapebas) foi representado pelo seu presidente, Francisco Eloécio; e em sua opinião, a importância deste seminário é unificar todas as categorias envolvidas na rede de atendimento. “Precisamos fazer que, de forma unificada, nossas ideias sejam traduzidas para nossas crianças e adolescentes em ações e que o resultado venha a partir de uma política de atendimento onde todas as redes e setores falem a mesma linguagem”, anseia Eloécio, dando como importância que após o evento, continue a comunicação entre os envolvidos, compartilhando conhecimento e tirando as dúvidas construindo, coletivamente, um novo norte para a política de atendimento.

 

A Vara da Infância e da Juventude, foi representada por Girlan Pereira; ele é Agente de Proteção da Infância e da Juventude, e diz que este seminário, além de trazer o conhecimento, trouxe melhor compreensão sobre as competências dos envolvidos no assunto como, por exemplo, o conselho tutelar, os agentes de proteção, do COMDCAP, dos diretores e professores. “Este evento trouxe informações não apenas de como atuar, mas de como fazê-lo melhor. Isto fortalece a rede e a atuação conjunta, promovendo integração entre todos os atores das áreas da infância e da juventude no Município”, resume Girlan.

Outro importante envolvido na garantia dos direitos da criança e do adolescente em Parauapebas, é a Guarda Municipal, e se fez presente no evento, representada pelo Inspetor Valterlan. Ele explica que estas discussões apresentadas no seminário já vinham sendo implementadas e debatidas. “Temos um grupo denominado GCE, formado por uma parcela da Guarda Municipal para trabalhar na segurança preventiva na porta das escolas; mas de pouco adianta nosso trabalho se não tivermos uma rede fortalecida funcionando”, relata Valterlan, dizendo que toda a rede precisa estar funcionando para dar sequência onde termina a atribuição de cada órgão devendo cada um conhecer e se aliar com o outro para que suas ações específicas sejam complementadas e o ciclo seja concluído e a situação solucionada.

O Seminário de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas, está acontecendo desde a manhã de ontem, no Auditório da Prefeitura Municipal de Parauapebas e se encerra na tarde de hoje.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também