Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Seminário discute produção rural como alternativa econômica em Canaã

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Seminário reuniu mais de 150 agricultores, criadores da região, lideranças comunitárias, representantes do Incra, Bancos financiadores, Sebrae, Vale, secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Produção Rural e Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Canaã, além do prefeito municipal, Jeová Andrade. O objetivo foi discutir as oportunidades de negócios, as linhas de apoio disponíveis e as melhores formas de acesso ao crédito rural no município.

Para o real fortalecimento da agricultura na região, o chefe do escritório do Terra Legal do Sul e Sudeste do Pará, órgão ligado ao Incra, Caio Giordano considera ser fundamental o financiamento rural e dois outros componentes. “Para obter esse crédito, para produzir de forma mais mecanizada e com maior renda, é fundamental que o produtor rural, primeiro regularize a sua área – ter o titulo definitivo da terra, e segundo um bom projeto – com assistência técnica, o conhecimento da terra, se o produto é adaptável ao terreno e se este produto terá aceitação no mercado”, diz.


A Diretora da Agência de Desenvolvimento de Canaã, Graça Reis compartilha da mesma opinião. “Incentivar a produção rural é o caminho mais próximo para alavancar a nossa economia e a geração de emprego e renda. Temos hoje demanda e não temos quem ofereça”. Ainda segundo ela, o acesso à tecnologia fará toda diferença nessa consolidação da atividade. “Com áreas menores, aplicando a tecnologia, é possível até triplicar uma produção”, diz. Entre os papéis da Agência está a promoção deste intercâmbio entre os produtores e os órgãos envolvidos.

Comitê

O Comitê de Educação Ambiental de Canaã, formado por lideranças comunitárias e secretarias municipais, foi criado há três anos, com o objetivo de estimular a participação popular e o engajamento das comunidades na discussão das atividades socioambientais que seriam executadas pela Vale dentro do Programa de Educação Ambiental voltadas para a conservação do meio ambiente.

Publicidade

Veja
Também