Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Seminário vai debater avanços em 10 anos de Cadastro Ambiental Rural

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com o tema “Cadastro Ambiental Rural (CAR) 10 Anos: Avanços e Perspectivas”, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizará um seminário sobre monitoramento e controle do desmatamento no Pará. A programação, marcada para os dias 27 e 28 de novembro, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar, em Belém, vai enfatizar os avanços e as próximas metas, em 10 anos de implantação do CAR no Estado.

O evento terá a participação do governador Simão Jatene e do titular da Semas, Thales Belo, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente, Serviço Florestal Brasileiro, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Ministério Público Federal.


O CAR foi instituído em 2008, por meio do Decreto Estadual 1.148, que tornou o cadastro um dos instrumentos da Política Estadual de Florestas e do Meio Ambiente. Desde então, vem evoluindo por meio de plataforma online, e sendo aplicado em territórios de comunidade rurais e tradicionais.

A programação do seminário inclui debates sobre vários temas, entre os quais O CAR no Estado do Pará: Pioneirismo, Avanços e Perspectivas; Avanços na Regularização Ambiental do Público da Agricultura Familiar, e O CAR como Ferramenta para a Recuperação de Áreas Degradadas/Alteradas no âmbito do Programa de Regularização Ambiental do Estado Pará (PRA).

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, que integra as informações ambientais referentes às Áreas de Preservação Permanente, Áreas de Reserva Legal, Remanescentes de Vegetação Nativa, Áreas de Uso Restrito e Áreas Consolidadas, das propriedades e posses rurais, formando uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas, para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

De acordo com dados de 12 de novembro de 2018, já foram realizados 201.406 cadastros, que correspondem a quase 75% da área cadastrável do Pará.

 

Publicidade

Veja
Também