Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

SEMSA promove ação na Policlínica para conscientizar e orientar sobre cuidados com a saúde mental

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com o slogan: “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a Campanha Janeiro Branco 2020 ao longo do mês do mês de Janeiro vem promovendo ações de conscientização e orientação, em Parauapebas. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Educação na Saúde e Humanização/Saúde do Trabalhador, promoveu mais uma importante palestra informativa sobre saúde mental e emocional na Policlínica, na manhã desta quinta-feira (23).

Foi bem participativo pelo público presente e profissionais, fazendo do evento muito aproveitável. O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, que tem como principal objetivo discutir a saúde mental.


A palestra de conscientização foi ministrada pela médica psiquiatra Marian de Andrade, e da Cardiologista, Larissa Sousa, além das participações das psicólogas Anny Pontes e Juliana Coimbra. Além da palestra, houve orientações sobre saúde física e metal para a população e atendimento aos pacientes encaminhados através da Central de Regulação do município.

Especializados em saúde mental, os Caps garantem tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental persistente e severo. Cuidam ainda de dependentes de álcool e de drogas. Em Parauapebas, o Centro, até o mês de setembro do ano de 2019, tinham aproximadamente 4,3 mil prontuários de pacientes, mas apenas mil, aproximadamente, estão ativos e procuram a unidade para receber algum atendimento. Localizado na Rua C, n° 169, lotes 30 a 32, -Bairro Cidade Nova.

De acordo com a psiquiatra, Mirian Lima, a SEMSA, vem desenvolvendo desde o início do mês, ações em alusão ao Janeiro Branco.  “O Secretário Municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, nós deu todo respaldo para a realização da campanha, e desde o início das programações não tem medido esforços para incentivar e promover ações como esta. A campanha janeiro branco é uma ferramenta que serve para alertarmos a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Ainda existe um tabu, quanto à depressão, ansiedade, estresse, e essas doenças poderão se tornar crônicas, nós precisamos quebrar essas barreiras, pois, a saúde mental é de extrema importância, se não estamos com ela em dia, nosso corpo adoece”, destacou a médica psiquiatra.

“Nós enquanto representantes da saúde do município, buscamos desenvolver ações de maneira ampla para atingirmos o máximo de pessoas em nossa cidade. É de comum ideal entre o Prefeito Darcir Lermen, juntamente com o Secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras, a preocupação com o tema e acreditamos que a ideia é estimular a cultura de uma saúde mental no município, fortalecendo as ações de nossa rede pública de atendimento e chamando a sociedade para debater o assunto. Esses debates ajudam muito no fortalecimento de vínculos e quebra de preconceitos reduzindo o medo que muitas pessoas ainda têm de buscar ajuda e tratamento para os problemas emocionais e mentais, comprometendo todos os aspectos da vida dessas pessoas, afinal, cuidar da mente é cuidar da vida”, comentou o secretário de Saúde adjunto, Paulo Vilarinhos, destacando o papel preventivo da campanha Janeiro Branco.

Publicidade

Veja
Também