Publicidade

SEMSA promove ação na Policlínica para conscientizar e orientar sobre cuidados com a saúde mental

Com o slogan: “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a Campanha Janeiro Branco 2020 ao longo do mês do mês de Janeiro vem promovendo ações de conscientização e orientação, em Parauapebas. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Educação na Saúde e Humanização/Saúde do Trabalhador, promoveu mais uma importante palestra informativa sobre saúde mental e emocional na Policlínica, na manhã desta quinta-feira (23).

Foi bem participativo pelo público presente e profissionais, fazendo do evento muito aproveitável. O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, que tem como principal objetivo discutir a saúde mental.


A palestra de conscientização foi ministrada pela médica psiquiatra Marian de Andrade, e da Cardiologista, Larissa Sousa, além das participações das psicólogas Anny Pontes e Juliana Coimbra. Além da palestra, houve orientações sobre saúde física e metal para a população e atendimento aos pacientes encaminhados através da Central de Regulação do município.

Especializados em saúde mental, os Caps garantem tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental persistente e severo. Cuidam ainda de dependentes de álcool e de drogas. Em Parauapebas, o Centro, até o mês de setembro do ano de 2019, tinham aproximadamente 4,3 mil prontuários de pacientes, mas apenas mil, aproximadamente, estão ativos e procuram a unidade para receber algum atendimento. Localizado na Rua C, n° 169, lotes 30 a 32, -Bairro Cidade Nova.

De acordo com a psiquiatra, Mirian Lima, a SEMSA, vem desenvolvendo desde o início do mês, ações em alusão ao Janeiro Branco.  “O Secretário Municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, nós deu todo respaldo para a realização da campanha, e desde o início das programações não tem medido esforços para incentivar e promover ações como esta. A campanha janeiro branco é uma ferramenta que serve para alertarmos a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Ainda existe um tabu, quanto à depressão, ansiedade, estresse, e essas doenças poderão se tornar crônicas, nós precisamos quebrar essas barreiras, pois, a saúde mental é de extrema importância, se não estamos com ela em dia, nosso corpo adoece”, destacou a médica psiquiatra.

“Nós enquanto representantes da saúde do município, buscamos desenvolver ações de maneira ampla para atingirmos o máximo de pessoas em nossa cidade. É de comum ideal entre o Prefeito Darcir Lermen, juntamente com o Secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras, a preocupação com o tema e acreditamos que a ideia é estimular a cultura de uma saúde mental no município, fortalecendo as ações de nossa rede pública de atendimento e chamando a sociedade para debater o assunto. Esses debates ajudam muito no fortalecimento de vínculos e quebra de preconceitos reduzindo o medo que muitas pessoas ainda têm de buscar ajuda e tratamento para os problemas emocionais e mentais, comprometendo todos os aspectos da vida dessas pessoas, afinal, cuidar da mente é cuidar da vida”, comentou o secretário de Saúde adjunto, Paulo Vilarinhos, destacando o papel preventivo da campanha Janeiro Branco.

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Tags

Veja também

Fechar Menu