Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Semsa realiza ação de combate às hepatites virais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Durante toda semana uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde visitou manicures de alguns bairros de Parauapebas para oferecer informações e convidar as profissionais a realizarem o exame de Hepatite. A iniciativa faz parte de um projeto piloto de combate às hepatites virais que nesta primeira etapa foi realizada nas unidades de saúde dos bairros Jardim Canadá, Da Paz e Liberdade I e II.

De acordo com o coordenador do CTA, Allan Miranda, manicures e clientes devem estar atentos aos cuidados para evitar a transmissão de doenças como as hepatites B e C. “É necessário manter os instrumentos que serão utilizados para fazer as unhas devidamente esterilizados, mas o ideal é que cada pessoa tenha seu próprio kit”, afirmou Allan.


No ato do teste, cada pessoa recebe um kit com alicate, pinça, afastador de cutícula, lixa, preservativo masculino e feminino, além de panfletos informativos. Allan Miranda lembrou que vacina contra a hepatite B está disponível em todas as unidades de saúde para pessoas com até49 anos e que crianças entre 12 e menor de 24 meses podem tomar a vacina contra Hepatite A.

Tatiele da Silva Oliveira considerou válida a ação dos técnicos da Semsa. “Sempre tenho cuidados com minhas clientes, mas considero essas informações importantes para minha profissão e saúde”, afirmou a manicure.

Já o ajudante de pedreiro, Antônio Alves, 35 anos realizou o teste de hepatite pela primeira. “Quando soube que o teste estava sendo realizado na unidade de saúde resolvi fazer porque nunca tinha feito esse tipo de exame. Agora estou tranquilo porque o resultado foi negativo”, declarou o morador do Bairro Novo Horizonte.

Desde 2012, foram diagnosticados 65 casos entre hepatites B e C em Parauapebas. O teste para hepatite B e C é realizado no CTA, de segunda a quinta-feira, no horário de 8 às 12h e 14h às 18h. O CTA fica localizado na Rua P, nº 38, Bairro União.

Reportagem: Anderson George
Foto: Anderson Souza

Publicidade

Veja
Também