Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

SEMSA realiza palestras de conscientização contra o mosquito Aedes Aegypti nas escolas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde realizou entre os dias 28 de novembro a 11 de dezembro, palestras de educação em Saúde nas ESCOLAS, focando o combate ao mosquito transmissor Aedes Aegypti. Com o tema: e você? Já combateu o mosquito hoje? Os agentes de endemias levaram até aos alunos das escolas municipais Olga da Silva, Eunice Moreira e Zilda Arns a conscientização da importância de combater o mosquito em suas residências e locais onde possa existir o foco do mosquito transmissor.

A apresentação de forma lúdica, dinâmica e prática torna o aprendizado bem mais fácil, deixando os alunos animados e conscientes do perigo que esse mosquito causa a saúde da população. De acordo com o agente de endemias, Mickaell Santos, essa iniciativa é extremamente importante, pois, através do conhecimento recebido na prática, aplicado com as crianças os mesmos levam o aprendizado para suas casas e fazem com que seus pais fiquem ainda mais conscientes.


Victor Reis, aluno da Escola Eunice Moreira, foi o grande destaque de sua turma, respondendo corretamente todo o “QUIZ” de perguntas e respostas relacionadas à campanha e falou qual seria a primeira atitude ao chegar em sua residência. “Quando chegar em casa, irei eliminar todos os focos do mosquito, o primeiro local que irei verificar, serão as plantas da minha mãe. ”

A Professora Jacyara Santos, da Escola Eunice Moreira, comenta sobre a ação realizada na escola. “Como educadora, me sinto muito feliz em ver meus alunos tão envolvidos com este tema, levando para suas residências as informações recebidas aqui na Escola através do agentes.”

É importante reforçar que o sucesso do combate ao mosquito da dengue, Aedes Aegypti, depende da colaboração da população, os moradores devem permitir a entrada dos agentes de endemias e ficar atentos para cuidados simples dentro das casas como, remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais (inservíveis) que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação e tratar a água das piscinas.

Blitz educativa e caminhada do Dia “D”

O Departamento de Vigilância em Saúde ainda preparou para a próxima quinta-feira, 12, das 8h às 11h, na esquina das Avenidas Nicodemos e Inglaterra, no Bairro Betânia, uma Blitz educativa, com entrega de informativos que visam à orientação da população na luta contra o mosquito.

Já na próxima sexta-feira, 13, haverá uma caminhada onde o ponto de concentração será na esquina das Avenidas Nicodemos e Inglaterra, no Bairro Betânia, que percorrerá as principais vias da região.

Publicidade

Veja
Também