Serviço de Atendimento ao Cidadão emite duas mil cédulas de RG por mês em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma das primeiras cidades do Estado a começar a emitir o novo modelo de Registro Geral (RG), Parauapebas conta com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).

Duas mil cédulas de RG são emitidas por mês no SAC e 49 vagas são disponibilizadas diariamente. E devido à grande procura e para agilizar a emissão de documentos variados no SAC, a prefeitura ampliou o horário de atendimento, que em 2021 passou a atender das 7h às 18h de segunda a sexta-feira.


“O atendimento no SAC não teve interrupção no fim do ano. Ocorreu dentro da normalidade, inclusive atendendo várias pessoas que estavam de recesso e que por motivo de trabalho não puderam nos procurar antes. Atualmente o agendamento para RG está super tranquilo; estamos agendando para este mês, dia 25/1, e os demais serviços estão sendo agendados diariamente”, esclarece Selma Holanda, coordenadora do SAC.

Por meio do convênio com a Polícia Civil, somente em 2021 a Semsi emitiu 14.276 RGs, sendo 10.146 no posto de atendimento do SAC, 3.276 em ações e 854 por meio do SAC Móvel.

Os agendamentos para emissão de RG podem ser realizados pelo site da Polícia Civil: https://agendamento.policiacivil.pa.gov.br/public/. É apenas na data marcada no site que o cidadão deverá comparecer ao SAC para o recebimento do RG no mesmo dia, ou seja, o usuário já sairá do atendimento com o documento em mão.

E em caso de perda de RG, o cidadão pode fazer o Boletim de Ocorrência (BO) pela Delegacia Virtual, no site: http://www.delegaciavirtual.pa.gov.br/.

Além do SAC, a população conta com ações, como o Semsi+Ação e o SAC Móvel, que também emitem Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Seguro Desemprego, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Certificados Militares, dentre outros documentos.

O SAC está localizado na praça do Cidadão, bairro Rio Verde.

veja também