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Serviços na área da construção civil são disponibilizados de forma digital em Canaã dos Carajás

A partir do dia 6 de julho (quinta-feira), dez tipos de serviços podem ser solicitados de maneira 100% digital e online, dispensando a necessidade de deslocamento à prefeitura, espera em filas ou impressões em papel. Moradores, engenheiros, arquitetos e técnicos de obras em Canaã dos Carajás agora tem muito mais facilidade para dar andamento aos seus pedidos junto ao Instituto de Desenvolvimento Urbano do Município. Com o objetivo de agilizar a tramitação de processos na cidade, a prefeitura implantou a Aprova, uma plataforma que moderniza o atendimento ao cidadão, substituindo o requerimento e a análise realizados de forma física e manual.

A tecnologia vai ajudar a reduzir o prazo de análise e emissão desses documentos. E isso, para o presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDURB), Alisson Barbosa Milhomem, vai impactar na rotina da população e dos profissionais que utilizam os serviços do Instituto. “Com a Aprova, várias etapas dos processos serão automatizadas. Isso se traduz em redução do tempo de espera, economia financeira e agilidade nos licenciamentos e liberações em geral. As solicitações poderão ser feitas de qualquer lugar, dispensando o deslocamento e presença do requerente no Instituto”, explica.

O plano de modernização do Instituto prevê que a partir de 2024 não haverá mais processos tramitando de forma física. No entanto, nos próximos meses, o IDURB ainda receberá pedidos presencialmente, considerando o período de adaptação da população. A ideia é que com o lançamento da plataforma digital, a maioria das novas solicitações seja feita de forma online.

Segundo o idealizador da plataforma, Marco Antonio Zanatta, além de agilidade para servidores e cidadãos, toda a tramitação e armazenamento é feito na nuvem, com segurança e transparência. “Esse cenário de segurança e eficiência também provoca um efeito cascata positivo no desenvolvimento da cidade, as obras são autorizadas com rapidez, podendo atrair investimentos e gerar oportunidades de trabalho”, complementa.

As etapas de um processo digital

Na prática, um processo digital funciona da seguinte forma:

  • Protocolo: os requerentes protocolam os pedidos online, do seu escritório ou residência, sem a necessidade de se deslocar até a prefeitura.
  • Análise: a prefeitura recebe o processo, analisa, encaminha, faz observações, aprova ou retorna ao solicitante, tudo de forma digital, acabando com a impressão em papel.
  • Aprovação: uma vez aprovado, o sistema emite e permite a assinatura digital nos documentos. O requerente pode imprimir quantas vezes quiser, dispensando carimbos, pastas e arquivos físicos.

Como utilizar o sistema digital em Canaã dos Carajás

Na quinta-feira (06/07) os cidadãos e profissionais da cidade estão convidados a  participar do lançamento da plataforma Aprova que acontecerá de forma online.

Às 9 horas será realizado um treinamento ao vivo para ensinar o passo a passo para solicitar processos pela plataforma. Nesta primeira etapa da modernização o Instituto, dez serviços digitais estão disponíveis:

  1. Alvará de Construção
  2. Habite-se
  3. Certidão de Uso e Ocupação do Solo
  4. Cancelamento
  5. Alteração de Alvará
  6. Alteração de Habite-se
  7. Segunda via
  8. Autenticação de projetos
  9. Análise prévia de projetos
  10. Solicitações gerais relacionadas aos fluxos de obras

Acesse o link e clique em Definir Lembrete para receber a notificação quando a live começar: https://www.youtube.com/watch?v=Ea0t003UMHY

Para utilizar o sistema basta acessar https://canaadoscarajas.aprova.com.br/home e fazer o cadastro gratuito. Em caso de dúvidas na utilização, é possível recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.

Canaã dos Carajás é a 1ª cidade do Pará a utilizar a suíte de soluções que está presente de Norte ao Sul do país tornando os serviços mais eficientes

A Aprova já ajudou mais de 100 cidades brasileiras a economizarem cerca de 300 mil toneladas de papel e R$ 50 milhões dos cofres públicos. Atualmente, 21 milhões de brasileiros têm acesso a serviços governamentais através da plataforma.

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