Tendo como justificativa ser um dia de grande importância para Parauapebas, bem como para diversos outros municípios brasileiros, por ser votada na Câmara Federal a Medida Provisória 789 de 25 de julho de 2017, que dispõe sobre a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), assunto de interesse da união e de todos os municípios e estados onde há o desenvolvimento da atividade mineradora, em razão do acréscimo de receita que os referidos entes receberão, beneficiando assim milhares de pessoas; o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, concederá ponto facultativo na próxima terça-feira (21), aos servidores públicos do Poder Executivo, exceto os de atividades essenciais, como, por exemplo, saúde e segurança.
O ponto facultativo será dado no dia em que será votada a citada MP. Porém, em coletiva de imprensa, concedida na manhã desta sexta-feira (17), Darci, ao falar do ato em favor dos servidores, deixou claro que não será um dia para festas ou passeios, mas para participar de atos alusivos à votação.
O prefeito detalhou que haverá na tarde daquele dia, concentração na portaria da Floresta Nacional de Carajás (Flonaca), onde será disponibilizado telão para que os servidores e demais interessados possam assistir a votação da MP, além de outras manifestações livres ou de classes que possam ocorrer em virtude da ação da Câmara Federal. “Essa é uma tarefa coletiva; da prefeitura, da câmara e de toda a população; sendo uma queda de braço salutar, pois melhora a vida de muita gente em diversos lugares do país. Acredito que iremos vencer, pois a votação e aprovação serão feitas com maioria simples na Câmara Federal”, avalia Darci, convidando a todos que não possam ir à Brasília, para que componham movimentos favoráveis e fiquem na torcida para que tudo termine de formam a favorecer os municípios minerados, entre eles Parauapebas.
Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar