Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Servidores que atuarão na Unidade Básica de Saúde da Nova Carajás passam por capacitação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas, através da Coordenação de Educação na Saúde, elaborou cronograma do Curso Introdutório de acordo com os atributos essenciais e derivados da APS e conta com os facilitadores que atuam na RAS de Parauapebas.

Participaram do introdutório os profissionais que irão trabalhar na UBS Nova Carajás (2) médicos, (2) enfermeiros, (4) técnicos de enfermagem, (4) auxiliares administrativos, (1) farmacêutico, (1) psicólogo, (1) assistente social e (1) fonoaudiólogo.


A realização de Cursos Introdutórios é uma orientação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) que visa qualificar os profissionais que ingressam na Atenção Primária à Saúde (APS), está estruturado com carga horária de 40 horas, dividida em cinco momentos presenciais, as principais temáticas trabalhadas no curso introdutório para os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), são:

A Atenção Primária à Saúde no contexto das políticas públicas de saúde e as estratégias de implementação; A organização dos sistemas locais de saúde, com ênfase no planejamento de base territorial; o processo de trabalho das equipes; A atuação interdisciplinar e participação popular.

Além disso, este curso pretende ser um dispositivo para a atuação das equipes de Saúde da Família (SF), aproximando-as dos conceitos e das práticas que esta estratégia requer, permitindo a integração das ações das equipes com aquelas preconizadas pela PNAB e as priorizadas pela Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde.

O Secretário de Saúde do município, Gilberto Laranjeiras, ressaltou que “o objetivo da capacitação é levar informações de como será o processo de trabalho e desenvolver ações e estratégias específicas. A população pode esperar uma equipe cheia de vontade de trabalhar, que levará um atendimento humanizado aos moradores da região. A capacitação, além de fortalecer o conhecimento técnico de cada um, promove integração e nos ajuda a construir um bom processo de trabalho.”

Publicidade

Veja
Também