Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Sespa apresenta modelo de consórcio de saúde a ser implantado no HGP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) apresentaram na manhã de terça-feira, 2, o modelo previsto do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Carajás (CIS Carajás) para técnicos e conselheiros de saúde, além de vereadores dos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás.

Realizado no Hospital Geral de Parauapebas (HGP), o encontro é mais um ato pactuado após a assinatura da Carta de Intenções dos prefeitos dos quatro municípios, em março deste ano, para criação do consócio que deve avaliar o melhor modelo de atendimento do HGP. A manutenção deverá ser custeada com recursos do governo estadual, municípios pactuados no consórcio e da produção de atendimento do SUS.


Heloisa Guimarães, secretária adjunta de Gestão de Políticas de Saúde da Sespa, é quem está conduzindo a Comissão de Estudos de Viabilidade Técnica e Financeira de Serviços a Serem Consorciados. “Parauapebas está sediando essa reunião grandiosa. É o primeiro consórcio desse porte no Estado em que serão oferecidos serviços de saúde consorciando quatro municípios. O governo do Estado vai arcar com 51% do custo para viabilização”, afirma a secretária. Outra comissão é responsável pela Condução do Processo Legal de Constituição do Consórcio.

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, diz que vem trabalhando para que o convênio seja executado ainda neste ano. “Esperamos que já a partir do segundo semestre a população dessas cidades passem a contar com o HGP conveniado. Essa ação vai influenciar positivamente no atendimento de saúde em toda nossa reunião”, assegura Darci Lermen.

Reportagem: Anderson George

Publicidade

Veja
Também