Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Sessão de cinema promovida pela Vale reúne mais de 400 pessoas em Canaã e segue para Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A próxima apresentação será em Parauapebas nesta sexta-feira, 25/5, na praça do bairro Casas Populares I

A praça Virgem de Guadalupe virou uma grande sala de cinema com mais de 400 espectadores no último domingo, 20/5, em Canaã dos Carajás. Foi a primeira apresentação do Projeto Cultura na Praça, uma realização do Ministério da Cultura e a Vivas, com o patrocínio da Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio das prefeituras municipais. A segunda apresentação pelo sudeste do Pará acontece nesta sexta-feira, 25/5, na praça das Casas Populares I, município de Parauapebas.


“Eu fui ao cinema a primeira vez, eu tinha 30 anos de idade, e hoje minha filha, com 8 anos, tem oportunidade de ir ao cinema e na praça ainda, como nos anos 50, em que o cinema era feito à luz das estrelas”, disse Roselma Feitosa, que assistia à sessão acompanhada também do marido. Além de Canaã e Parauapebas, o caminhão itinerante percorrerá outras cinco localidades: Serra Pelada (27/05) e Marabá (02/06), no Pará. E no Maranhão: Alto Alegre do Pindaré (07/06), Igarapé do Meio (09/06) e Vitória do Mearim (10/06).

Por meio do Cultura na Praça, durante o dia, crianças participam de uma oficina de introdução ao cinema de animação. A partir de 17h, em uma grande tela montada nas praças, com direito a pipoca, é exibido o filme “D.P.A – Detetives do Prédio Azul”, uma aventura infanto-juvenil, sucesso na TV que também conquistou o público no cinema. O evento inclui ainda a participação de artistas locais, que têm espaço para apresentar sua arte. Todas as atividades têm entrada franca.

Sobre o projeto

O Cultura na Praça objetiva incentivar o contato da população com o cinema brasileiro e a ocupação de espaços públicos. “É por acreditar no potencial transformador, que tem a cultura e o acesso ao conhecimento, que a Vale patrocina projetos como esse, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento e abrir novos horizontes”, conta a gerente de Patrocínios da Vale, Christiana Saldanha.

“Além do acesso à produção cinematográfica nacional, queremos estimular o encontro das famílias nos espaços públicos. Quando transformamos praças em salas de cinema, estimulamos novas experiências à população, que certamente ficarão em sua memória”, conta o cineasta e coordenador geral do projeto da Vivas Cultura, Gilberto Scarpa.

Publicidade

Veja
Também