Publicidade

Sessão especial da Assembleia Legislativa em Marabá atendem demandas das regiões sul e sudeste do estado

Deputados estaduais apresentaram as propostas para melhorias em vários setores da regiões sul e sudeste do estado e também ouviram a população, na quinta-feira (4), durante a Sessão Especial intitulada “Alepa em Ação – trabalho que vai até você”, na Câmara Municipal de Marabá. A iniciativa oportunizou um atendimento mais humanizado junto aos munícipes, que puderam dialogar diretamente com os parlamentares, e contribuir para fortalecer o desenvolvimento da região, descentralizando os temas relevantes da capital aos interiores.

A sessão contou com a presença dos deputados estaduais Chamonzinho, Dr. Daniel Santos, Cilene Couto, Renato Ogawa, Fábio Freitas, Gustavo Sefer, Dirceu Tem. Caten, Junior Hage, Renilce Nicodemos, Hilton Aguiar, Davildra Faro, Eraldo Pimenta, Michele Begot Ana Cunha, Raimundo Santos, Marinor Brito, Chicão, Dra. Heloisa Guimarães, Victor Dias, Ozório Juvenil, Alex Santiago, Diana Belo, Toni Cunha, Delegado Caveira, Nilton Neves, Fábio Filgueiras, Igor Normando, Dr. Jaques Neves, Fábio Freitas, Orlando Lobato, Nilce Pinheiro e Dr. Galileu.


Na abertura do discurso, o presidente da Câmara Municipal de Marabá, e vereador, Pedro Corrêa (PTB), se pronunciou sobre as expectativas do planejamento de governo, a médio prazo – Plano Plurianual (PPA), para os próximos quatro anos. “O Governo está prestes a realizar o Plano Plurianual, e tenho certeza que todas essas reivindicações tratadas na plenária farão parte do planejamento”, destacou.

Ao iniciar a sessão, vereadores, integrantes de associações e representantes políticos, lideranças e presidente de entidades, apontaram várias demandas a serem atendidas na região nas esferas da

 saúde, educação, segurança e moradia.

A vereadora e presidente da União de Vereadores de Carajás, Priscila Veloso (PTB), inicia o debate convidando todos os vereadores a discutir sobre os principais interesses em benefício da região. “A parceria criada por meio da associação entre os vereadores da região sul e sudeste, resultou na união de quatrocentos e setenta e três vereadores. Quero deixar a associação à disposição dos deputados. Podem contar conosco, pois precisamos avançar e atender as pautas que o Pará precisa”, disse.

Manifesto

Antes mesmo de iniciar as atividades parlamentares, políticos foram surpreendidos com o protesto em frente à Câmara Municipal. Jovens estudantes e gestores da unidade de ensino médio e fundamental Professor Acy de Jesus Neves de Barros Pereira pediram ao deputado Chamonzinho (MDB), a intermediação para a reforma estrutural das dez unidades escolares da região.

Como forma de buscar soluções para as problemáticas apontadas, o deputado Emedebista se posicionou a favor da causa, e se comprometeu em dar continuidade na intermediação do caso, declarando acredita no Governo do estado no andamento da tratativa necessária, no sentido de atender a demanda.

De acordo com a pedagoga Hila Zoe, desde a inauguração, em 1985, as unidades educacionais não recebem reformas estruturais. Ela explicou ainda, que foi expedido o ofício solicitando a reforma dos dez polos, os quais atendem cerca de 1.980 alunos do ensino médio e fundamental, sendo 494 do ensino regular, 403 do ensino fundamental, 235 no anexo II. Além disso, as unidades atendem 108 alunos do Projeto Mundiar e 726 estudantes do Sistema de Organização Modular de Ensino.

“As dez unidades de ensino merecem atenção, e por isso, a vereadora Irismar, já protocolou junto ao deputado Chamonzinho, um ofício requerendo a reforma da escola”, revelou Hila Zoe.

Requerimentos atendidos

Em seguida, ao se pronunciar, o Deputado Chamonzinho manifesta a gratidão pela conquista expressiva em número de votos, e aproveita para fazer um apanhado da própria estória política. “Sou grato com o meu povo, o qual me deu várias oportunidades de representá-los. Já fui eleito vereador por dois mandatos, e também, prefeito duas vezes na minha querida cidade de Curionópolis, e hoje estou aqui, representando meu estado enquanto deputado, e agradeço pelos 63.722 votos, que desse total, 50.000 foram da região sul e sudeste do Pará, e isso só reforça mais o meu compromisso com a minha gente”, revela.

Ainda durante o debate, Chamonzinho se pronuncia em agradecimento da isenção de ICMS de 17%, na compra de ferro-gusa, medida que vai gerar emprego e renda na região, que segundo ele, chegou a gerar mais de 9 mil empregos diretos no setor.

Quanto a questão fundiária urbana do bairro Liberdade, o parlamentar Emedebista, agradeceu aos parlamentares e governo pelo trabalho de parceria para beneficiar os moradores. Aproveitou o ensejo para relatar sobre a questão fundiária do bairro Jardim União

“Fui prefeito em Curionópolis e tive que fazer todo o sistema de regularização fundiária do município. E sei das dificuldades que é ver um morador não ter a regularização da propriedade. Uma casa sem documento, não tem valor”, frisou.

Na educação, o parlamentar se comprometeu em tratar junto ao governo do estado sobre as reformas das escolas estaduais. Pontuou ainda, sobre o levantamento que está sendo feito pelo Governo atual, com o objetivo de concluir as obras inacabadas, deixadas pela gestão anterior. “Precisamos tratar da educação com urgência, pois o estado inteiro está vivendo em situação de abandono”, desabafou.

Reivindicações

Ex Deputado Estadual Sidney Rosa frisou sobre a ausência de representantes da região de Paragominas, e se manifestou dando sugestões. “Me sinto na obrigação de me posicionar politicamente diante de todos. É preciso que a Alepa se posicione de forma a valorizar o desenvolvimento no Estado, e encurtar o caminho no atendimento aos interiores do estado. O poder legislativo é considerado o “apagar do incêndio”. É preciso ganhar tempo na Assembleia para cuidar do desenvolvimento, do emprego e renda. Caso contrário, estaremos fadados a mais um ano de gargalo a mais, sem impulsionamento na economia”, considerou.

Floriano da Silva, membro da COMGASP – Cooperativa Mista de Garimpeiros de Serra Pelada, tratou sobre a carência e a falta de apoio no município. “Considero que há trinta anos, a região de Serra Pelada é uma doença no estado, problemas sociais e chacinas de garimpeiros assolam a região, por isso, estou aqui para expor as necessidades que não pode ficar omissas”, falou.

O cooperativista aproveitou para denunciar a influência de políticas do Maranhão, impedido o desenvolvimento na região. Revelou que as políticas do Maranhão sempre colocaram seus representantes, para atuar de acordo com os seus interesses, e trabalhando de forma leviana dentro do patrimônio que considera ser do Pará.

O representante da Associação dos Moradores do bairro Jardim União Franksland fez um apelo ao levantar a questão da educação do ensino médio e fundamental, na região de São Felix do Xingu. “Precisamos da implantação do ensino de qualidade na região, e também necessitamos de um complexo educacional atuar nas Vilas Sudoeste e atender cidades vizinhas de Cascalheiras, Lindoeste, Novoeste, e assim, fazer que as pessoas tenham mais esperança e expectativa de vida”, relatou.

Empoderamento feminino

A deputada Renilce Nicodemos (Solidariedade), parabenizou a expressiva presença feminina na bancada, assim como felicitou pelos 106 anos de Marabá, desejando um futuro cada vez mais próspero na região.

“Somos dez parlamentares mulheres e isso é importante. Esses números já mostram mudanças, e espero que 2022, a força feminina se expresse cada dia mais de forma sólida para que possamos fazer muito mais pelo estado do Pará. Lutamos pelo nosso espaço com sabedoria, por isso, é importante estarmos unidas na defesa da mulher no Pará.” relatou.

A sessão especial contou com presença e pronunciamento do Senador Zequinha Marinho (PSC), que parabenizou a iniciativa do projeto “Alepa em Ação”, e pela expressiva participação feminina na bancada, representada pelas deputadas mulheres do parlamento.

Tenho certeza que os frutos dessa iniciativa serão apenas para beneficiar. Talvez a Assembleia Legislativa nunca tenha tido uma bancada, com forte presença feminina. Muito bom o parlamento ter uma expressão mais equilibrada nesse sentido”, pontuou.

Marinho ainda demonstrou gratidão pela região de Marabá, pelo fato de a população ter acreditado nas propostas, o elegendo ao senado. “Tenho gratidão com o povo de Marabá por ter nos honrado e constituído o senador mais votado na região. Naturalmente, é um privilégio e alegria, mas também, a responsabilidade é da mesma proporção. Este mandato concedido pelo povo, ajudou significativamente a alcançar os nossos objetivos, por isso, me deixo à disposição no atendimento das demandas desta região”, destacou.

Para o futuro, o senador se projetou prestando contas com a região, no sentido de mostrar caminhos e estratégias de interesse em comum em prol de todo o estado. Para isso, se deixou aberto às sugestões dos munícipes e demais parlamentares, representantes de associações e demais instituições e lideranças políticas e atuantes nos interiores do Pará.

Durante a sessão, os poderes legislativo e executivo puderam construir uma dinâmica positiva de itinerância junto à população, em que através do diálogo buscaram aproximação com as regiões sul e sudeste do estado, se mantendo sincronizados em atender os reais anseios da população.

“Lutamos muito para chegar até aqui, por isso, concluo que o meu mandato é para servir o estado, e principalmente, a população que me escolheu. E quero aproveitar o momento para parabenizar o governador por fazer com que esses acontecimentos se transformem em benefícios ao povo”, conclui Chamonzinho.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Pebinha de Açúcar Comunicação e Marketing
LTDA-ME – CNPJ: 05.200.883.0001-05
Parauapebas – Pará – Brasil
(94) 99121-9293 (whatsapp) | (94) 98134-2558

Acompanhe o Pebinha nas redes sociais

Copyright © Pebinha de Açúcar – 2018. Todos os Direitos Reservados.

Fechar Menu