Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Setur conclui curso de Trilhas e Caminhadas em Parauapebas

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) concluiu o curso de Trilhas e Caminhadas, em Parauapebas, município do sudeste estadual. O evento ocorreu no período de 8 a 19 deste mês de abril, e foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros, ICMBio e Ideflor, para capacitar os participantes nas áreas de turismo, condução de trilhas e atendimento pré-hospitalar. A Prefeitura Municipal de Parauapebas, representada pela Secretaria Municipal se Turismo (Semtur), foi parceria do curso, garantindo estadia e infraestrutura para os alunos.

De acordo com a Setur, o curso foi dividido em três módulos. O primeiro módulo abordou aulas de turismo, ministradas pelo turismólogo Deoclécio Junior, com foco na condução de visitantes e interpretação dos elementos naturais da trilha escolhida. Foram apresentados aos alunos diversos recursos naturais, como a paxiúba, o cumaru e a castanheira, entre outros.

“O Módulo  de Interpretação Turística Ambiental  objetiva dotar o discente de técnicas que possibilitem a construção de narrativas que transforme a informação (científica ou popular) em interpretação turística do meio ambiente, pois assim as mensagens construídas têm como finalidade criar conexões emocionais entre os visitantes e o ambiente  visitado além  de promover a educação ambiental”, explicou Deoclécio Junior.

O segundo módulo consistiu em aulas de condução de trilhas, ministradas pelo condutor e biólogo Willan Gama. Os alunos aprenderam práticas de interpretação, comportamento com os visitantes e prevenção de acidentes, incluindo a identificação de elementos da fauna e flora local. Durante a semana, os alunos tiveram a oportunidade de praticar trilhas como a Trilha Peito de Aço, Trilha Timborana, Trilha Flor do Carajás e o Mirante do Vale do Rio Azul.

A última semana foi dedicada ao módulo de atendimento pré-hospitalar, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, grupamento de Parauapebas. Os alunos aprenderam a atender as principais ocorrências que poderiam acontecer dentro de uma trilha e a prevenir esses acidentes.

Na sexta-feira, o encerramento conta as participações de Marcos Alexandre, secretário de Turismo de Parauapebas, destacando a importância da formação de mão de obra para atender à alta demanda de turistas no município, e do gestor do ICMBio Vítor Garcia Neto, coordenador de Uso Público do NGI do ICMBio Carajás, que ministra palestra sobre as unidades de conservação pertencentes ao município e ainda o novo conceito de Mosaico, que conecta as quatro unidades de conservação e está em processo de regulamentação.

Essa turma faz parte de uma grande demanda turística que vem crescendo dentro do município de Parauapebas e que vai ter um empenho da Setur em suprir juntamente com mais o curso de observação de aves que é outro curso dentro do segmento de Turismo de aventura e que vão dar continuidade a futuras turmas se trilhas  já marcadas para o segundo semestre.

“O curso de Trilhas e Caminhadas reforça a importância para o desenvolvimento do turismo na região. O curso valoriza o turismo de forma sustentável e capacita seus atores, trazendo benefícios, valorizando a Amazônia e sua gente. Além de capacitar condutores para guiar turistas em áreas naturais, trilhas e caminhadas é uma oportunidade de geração de emprego e renda no setor, para que as pessoas estejam aptas a fazer esses passeios com segurança e conhecimento na prestação dos serviços turísticos”, afirma o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
2
+1
1
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário