Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Shirlean assume Coordenadoria da Juventude e promete trabalho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Shirlean Rodrigues da Costa foi nomeado como titular da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ), órgão vinculado diretamente ao Gabinete do Prefeito, mas com status de secretaria.

Candidato a vereador pelo partido do prefeito Valmir Mariano, o PSD, nas eleições de 2012, Shirlean obteve 661 votos à época, sendo o segundo mais votado pela legenda e tornando-se suplente do vereador Charles Borges, então filiado ao PSD. Estimado pelo prefeito, em decorrência de ter se mostrado confiável, carismático e político, sem ser politiqueiro, Shirlean teve passagem pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), de cuja pasta quase se tornou titular, e pela Coordenadoria Municipal de Terras.


A Reportagem do Portal Pebinha de Açúcar procurou Shirlean Rodrigues nesta terça-feira (27) para saber dele quais objetivos visa a alcançar e que rumos pretende dar à Coordenadoria da Juventude, órgão que nos primeiros dois anos do governo Valmir apresentou atuação tacanha frente a sua missão institucional: formular, planejar, articular e coordenar políticas públicas que contribuam para inclusão social dos jovens parauapebenses, estes os quais vulneráveis a índices cada vez mais crescentes de criminalidade, conforme relatório da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) apresentado e divulgado amplamente pela mídia nacional no exato dia em que Rodrigues tomou posse na CMJ.

PANORAMA DA JUVENTUDE

De acordo com Shirlean Rodrigues, a Coordenadoria foi criada em novembro de 2010, por meio da Lei Municipal de número 4.433, com a finalidade de implementar a política municipal da juventude, bem como gerenciar e acompanhar programas direcionados aos jovens, em articulação com a rede de serviços socioassistenciais de Parauapebas. “Nosso público são moças e rapazes, com idade entre 15 e 29 anos. Estamos falando, então, da fatia da população que mais cresce e com o perfil economicamente ativo mais produtivo, do ponto de vista da geração de riquezas”, explica o titular da CMJ.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em Parauapebas, a população jovem, na faixa etária indicada por Shirlean cresceu mais de 200% nos últimos 15 anos, saltando de 22 mil indivíduos no ano 2000 para aproximadamente 68 mil em 2015. Para se ter ideia do poder de decisão dessa turma, basta analisar que 51.900 cidadãos do município com até 29 anos já têm título de eleitor, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Está no seio da juventude a parcela de habitantes que mais consome e que, por isso, faz circular o maior volume de riquezas no comércio local. “Precisamos modelar esses dados e garantir a nossos jovens oportunidades para que continuem a prosperar e fazer de nossa comunidade um lugar de desenvolvimento social e econômico”, contextualiza o coordenador da Juventude.

COORDENADORIA EM AÇÃO

O Brasil tem 5.570 prefeituras, mas apenas 909 possuem órgão específico na administração direta (secretaria, coordenadoria, departamento ou assessoria) que pense políticas públicas voltadas à juventude. Dos 144 municípios paraenses, apenas 23 possuem órgão assemelhado à CMJ de Parauapebas.

“Este ano vai ser de bastante trabalho. Com o apoio do nosso prefeito, Valmir Mariano, que tem priorizado fortemente a educação e me delegou a missão de zelar pela juventude, tenho tudo para prestar um bom serviço público à sociedade”, anima-se Rodrigues, anunciando que a CMJ está elaborando um cronograma de ações e eventos para os jovens em que constam pelo menos 12 programações para 2015 e que contemplam desde fomento à inserção ao mercado de trabalho até atividades lúdicas e culturais.

Além disso, a CMJ planeja costurar parcerias com outras secretarias, como Assistência Social (Semas), Educação (Semed), Cultura (Secult) e Segurança Institucional (Semsi) a fim de desenvolver ações conjuntas que envolvam o público juvenil e o aproximem das demandas típicas dessa faixa etária, como a busca pelo emprego, o enfrentamento à violência e às drogas e o incentivo ao consumo sustentável e consciente.
“O chefe de Gabinete, Gilmar Nascimento de Moraes, também já está na batalha para, juntos, desenvolvermos projetos que coloquem nossos jovens como referência positiva no cenário nacional, assim como a educação, cuja qualidade é marcada pelos investimentos realizados pelo nosso prefeito Valmir”, pontua Shirlean.

A Coordenadoria Municipal da Juventude está sediada na Quadra 38 da Rua 135, no Bairro Beira Rio, próximo à Câmara de Vereadores.

Reportagem: Bariloche Silva
Foto: Arquivo

Publicidade

Veja
Também