As obras de sinalização viária coordenadas pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) avançam em todo o estado e já foram concluídas em 56 municípios e rodovias estaduais. Idealizado pelo Governo do Pará, o programa executa, desde 2021, obras de sinalização vertical e horizontal, contribuindo para organizar as vias e tornar o trânsito mais seguro.
O programa objetiva atender os municípios com obras de sinalização, promovendo um trânsito mais seguro, com infraestrutura adequada para os que trafegam pelo local.
Desde o ano passado, o programa já beneficiou municípios das regiões de integração do Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guamá, Guajará, Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins e Xingu, totalizando mais de 260 mil metros de vias sinalizadas.
Com tecnologia e produtos de última geração, os serviços de sinalização horizontal incluem as pinturas mecânicas e manuais em resina acrílica, laminado elastoplástico que é usado especificamente em faixas, símbolos, letras e números, obtendo efeitos visuais eficazes para a sinalização horizontal, e também a termoplástico extrudado que são utilizados em vias de maior fluxo devido a sua durabilidade e resistência.
Já a sinalização vertical inclui placas em aço totalmente refletiva implantada em postes, braço projetado, pórtico e semipórtico, que ajudam o condutor a ficar mais informado quanto à localização na via e manobras permitidas. “Todos esses recursos ajudam a direcionar os usuários na via, guiando melhor os condutores, tanto de dia quanto no período noturno. Além da segurança, a sinalização contribui para organizar o trânsito, promovendo, inclusive, mais desenvolvimento econômico para as cidades”, ressalta a diretora geral do Detran, Renata Coelho.
O foco em geral são ruas, avenidas e travessas de grande circulação, ou localizadas em áreas comerciais, onde há presença significativa de automóveis, ciclistas, motociclistas e pedestres. Além das obras já concluídas, o Detran celebrou convênio com outros 63 municípios de todas as regiões, com meta de finalizar as obras até o início do segundo semestre deste ano.