Pesquisar
Close this search box.

Sine Pará oferece cadastro gratuito para trabalhadores concorrerem a novas vagas de emprego

Um dos principais serviços do Governo do Estado voltados à geração de emprego e renda, o Sine Pará oferece cadastro gratuito, para trabalhadores que buscam inserção ou recolocação no mercado de trabalho, concorrerem a vagas de emprego no Estado. Mais de 50 postos do Sine estão disponíveis no Estado, em funcionamento, especialmente, em Estações Cidadanias e Usinas da Paz.

“Realizamos, ao longo do ano, vários feirões do emprego e essa política, desenvolvida pelo Governo, com atração de investimentos, execução de obras para a COP30, de investimentos do setor privado com incentivos fiscais e qualificação profissional, permitiu que o Estado chegasse a quase 50 mil novas carteiras assinadas em 2025. Esse é o investimento econômico familiar mais firme e mais forte, porque uma pessoa empregada com carteira assinada tem a garantia do seu salário, do seu provento e de várias políticas sociais agregadas”, destaca Inocêncio Gasparim, titular da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará (Seaster).

O Sine Pará fortaleceu também, neste ano, o acolhimento para os públicos LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência. O autônomo, Ewerton Menezes, que é deficiente, celebra os avanços da iniciativa. “É muito importante ter o apoio de políticas como o Sine, que facilitam a busca de vagas para pessoas com deficiência. Muitas vezes, não sabemos onde tem vaga disponível para a cota e ter apoio nessa caminhada faz a diferença”, afirma.

Dentre as ações desenvolvidas no Sine, estão: encaminhamento de trabalhadores ao seguro-desemprego; cadastro do trabalhador; carta para entrevista de emprego; palestras sobre emprego e currículo; consulta de vagas; suporte para seleções em empresas; orientação profissional e encaminhamento para a qualificação profissional; Central de trabalhadores autônomos; auditórios para pequenas e grandes seleções; emissão de documentos, entre outras.

Passo a passo – O coordenador de Intermediação de Mão de Obra, Rolando Noronha, explica que o trabalhador deve comparecer a um posto Sine para realizar um cadastro com a descrição do seu perfil profissional e passará a ter acesso às vagas ofertadas pelo empregador disponíveis na rede de atendimento do Sistema Nacional de Emprego.

“O setor que mais gerou empregos foi o de Serviços, seguido do Comércio e da Construção Civil. O ano de 2025 consolidou um resultado positivo, sendo o Estado do Pará o maior empregador da região norte, foram mais de 10 mil postos de saldo de emprego. A prática de gestão pública eficiente, inclusiva e alinhada às necessidades reais do mercado de trabalho, na intermediação direta entre empresas e trabalhadores trouxe resultados positivos, realçados pela COP 30. O conjunto de ações implementou as diretrizes de políticas públicas mostrando a capacidade de gerar impactos imediatos e fortalecer a empregabilidade”, ressalta Rolando Noronha.

Entre os documentos necessários para apresentar, estão: Carteira de Trabalho Digital e Previdência Social; Carteira de Identidade; CPF; Comprovante de Residência; Títulos de Qualificação; e Comprovante de Experiência Profissional. Qualquer trabalhador pode se cadastrar no Sine, a partir dos 18 anos, basta levar seus documentos originais. Jovens entre 14 e 24 anos também podem fazer parte do programa ‘Primeiro Ofício’, que tem o objetivo de gerar oportunidade de inserção no mercado de trabalho para jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Serviço – Confira o endereço das unidades do Sine no Estado e algumas das vagas disponíveis no sistema.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
2
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
+1
1

Leia mais

Deixe seu comentário