Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Solenidade encerra Campanha Outubro Rosa na Prefeitura de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com abertura oficial no dia 5, uma quinta-feira, a Campanha Outubro Rosa trouxe como tema: “Prevenir é sempre a melhor opção”. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da SEMSA –Secretaria Municipal de Saúde, e da DCNT – Rede de Atenção à Pessoa com Doença Crônica.

Assim por todo o mês de outubro, a campanha mundial chamada Outubro Rosa, aconteceu em Parauapebas visando conscientizar a população feminina, mas também a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.


Para fortalecer a campanha, externando o anseio que circulou no interior do prédio, foi adaptada iluminação externa na Prefeitura na cor rosa; o mesmo aconteceu com a fonte da Praça das Bandeiras, onde a SEMAD – Secretaria Municipal de Administração e Gabinete, com a intenção de reforçar o convite da sociedade no combate ao câncer de mama.

Porém, mais que simbologia, a SEMSA intensificou os trabalhos, que já são realizados diariamente, por meio de uma programação especial, ofertando orientações sobre autoexame, encaminhamento para diagnóstico, palestras de prevenção e conscientização, coletas de PCCU, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites e exame de mamografia para mulheres da zona urbana e também rural.

O IVECAN – Instituto Vencendo o Câncer e SEMMU – Secretaria Municipal da Mulher, também fizeram parte da campanha, realizando blitz, onde distribuíram panfletos e laços com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o assunto.

 

Outros parceiros vieram dar sua parcela de contribuição, um deles foi o Parauapebas Moto Clube que aderiu ao movimento e levou a mensagem por onde passou.

Hoje, dia 27, no Hall de entrada da Prefeitura de Parauapebas, foi realizado o encerramento do Outubro Rosa. Um evento colorido e recheado de boas atrações como, por exemplo, música, poesia, teatro e a voz de um coral formado por mulheres servidoras públicas.
O ato contou com representantes de diversas secretarias e segundo a SEMSA, teve excelente resultado na prática.

Com o laço cor de rosa como símbolo, a campanha começou em 1990 com a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. De fato, ainda hoje muitas localidades do mundo ainda comemoram com uma corrida, inclusive no Brasil, algumas cidades como Teresina e Ribeirão Preto, entre outras, estão organizando corridas e maratonas pela conscientização do câncer de mama.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também