Pesquisar
Close this search box.

Sucesso e consolidação: Festival Buffalo’s Gourmet encerra com premiações e balanço positivo

O Festival Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia encerrou sua VI edição neste domingo (17), com a premiação dos chefs profissionais e amadores que apresentaram as melhores receitas. E consolidando-se como um evento de destaque no cenário gastronômico do Pará. Com um balanço extremamente positivo, o festival superou as expectativas em público e reforçou seu papel no desenvolvimento econômico e cultural da região.

Para a Associação Búfalos de Ferro (ABF), organizadora do evento ao lado do Ministério da Cultura, a sexta edição consolidou a importância do festival, que em 2024 passou a ser reconhecido como Patrimônio de Natureza Material e Imaterial do Pará pela Assembleia Legislativa (Alepa). “É a consolidação do Buffalo’s Gourmet no cenário gastronômico do Pará, gerando renda, gerando desenvolvimento pra nossa região”, afirmou Pedro de Oliveira, diretor da ABF, expressando o desejo de “vida longa ao projeto”.

O presidente da Associação Buffalo’s de Ferro, André Grijó, detalhou o crescimento expressivo do evento. Segundo ele, houve um aumento considerável de público nesta edição, com uma estimativa de 10 a 13 mil pessoas circulantes, por dia. Além disso, Grijó mencionou novidades importantes, como a introdução da “cozinha amazônica”, que se juntou às já tradicionais atrações, como a Fazendinha e o concurso de chefs.

Grijó também ressaltou a importância das parcerias para o sucesso do festival, agradecendo a todos os apoiadores, incluindo a Vale, o Ministério da Cultura, a Prefeitura de Parauapebas e a rede hoteleira Maper Bistrô, assim como o vereador Anderson Moratório, que aprovou emenda para o festival. O presidente da ABF destacou, em especial, o caráter familiar do evento, que sempre foi projetado para ser um espaço seguro e acolhedor para crianças e adultos, incluindo as pessoas com deficiência. “O evento foi projetado para a família, esse sempre foi o nosso objetivo, a contrapartida social”, disse Grijó, para observar que, a cada ano, a “família está mais presente” se mostra mais presente no festival.

O reconhecimento do trabalho realizado em Parauapebas já extrapola as fronteiras do Pará. Grijó revelou a “grata surpresa” de ter recebido uma comitiva de São Paulo, incluindo o prefeito e secretários municipais da cidade de Sarapuí, que vieram buscar referências para o festival gastronômico já realizado em sua cidade, e que também usa produtos bubalinos nas receitas. “Estamos muito lisonjeados com isso”, afirmou o presidente da ABF.

Valorização da gastronomia e da cultura locais

A alta qualidade dos participantes foi outro ponto de destaque. A chef Gabriela Magalhães Ramos, vencedora do concurso profissional com o prato “kafta com recheio de coalhada de búfala e tabule”, compartilhou a emoção da vitória. “A gente vem, fica nervoso, entrega o melhor”, disse, acrescentando que, apesar de sua experiência de nove anos na profissão, o nervosismo é constante, especialmente diante de tantos outros chefs talentosos. “Estou muito feliz porque é a minha primeira vez e a gente sempre fica nervoso, não acredita, né? Mas a gente deu o melhor e levamos o prêmio. Graças a Deus!”, comemorou.

Além de Gabriela Magalhães, os grandes vencedores da sexta edição, na categoria profissional, foram Ana Paula Mont Dan, com a receita “Ossobuco Murakami (in Memorian), em 2º lugar; e João Pedro Bicheri, em 3º lugar, com o “Bombom de cheesecake amazônica”. Na categoria amadora, o 1º lugar foi conquistado por Cleidiane Paz Leal, de Canaã dos Carajás, com a receita “Dadinho de tacacá”, seguida por Luiz Guilherme Oliveira Dan, com “Quiche de carne de sol de búfalo com mozzarella de búfala”, e Francidalva da Conceição Ferreira, com “Banana da terra recheada com carne de sol e queijo de búfala”.

Integrando o júri do festival, a jornalista Tainá Aires elogiou a valorização da cultura local. Ela considerou o evento “incrível” por celebrar tanto a criatividade em Parauapebas quanto o trabalho com bubalinos. A jornalista expressou sua satisfação com a qualidade dos participantes, tanto profissionais quanto amadores, e a valorização da culinária da região. “Vou sair daqui muito realizada por isso e também pela valorização da cultura amazônica”, ressaltou.

Neste domingo, no encerramento, a programação do Cozinha Show contou com a participação da chef Tanya Sleyne com “Comida Remosa” e do chef Arturo Báez, que encantou com a receita “Aligot de abóbora com puxuri”. Já os shows ficaram por conta da Banda Pai D’Égua, de Parauapebas, e Lambada Social Club, de Belém, que divertiram desde crianças até idosos, com apresentações que deixaram aquele gostinho de “quero mais”.

 

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário