Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Técnicos da Sempror recebem certificado do curso de irrigação e drenagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com o objetivo de capacitar técnicos da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) quanto a procedimentos de irrigação e drenagem e dessa forma melhorar o atendimento aos produtores rurais e potencializar a agricultura na região, foi realizado um curso sobre essa temática em parceria com a ONG Fórum Nacional.

A certificação dos participantes do curso ocorreu nesta quinta-feira (4), na sede da ONG, localizada no bairro Beira Rio, em Parauapebas. As aulas teóricas e práticas totalizaram 40 horas, tendo sido iniciadas em 25 de junho e encerradas na primeira semana de julho.


Durante as aulas, ministradas pelo professor Leônidas Pompeu, mestre em gestão de recursos naturais e desenvolvimento local na Amazônia, os alunos tiveram a oportunidade de se aprofundar nos assuntos abordados no curso de forma teórica e prática.

Ao longo do curso, um dia inteiro foi destinado à aula de campo, oportunidade em que os alunos tiveram acesso a diversas formas de irrigação. Neste dia pela manhã, na Fazenda Nova Vida, a 25 km de Parauapebas, o grupo conheceu as instalações de um Pivô Central.

Nesse sistema, uma área circular é projetada para receber uma estrutura suspensa que recebe uma tubulação e por meio de um raio que gira em toda a área circular, a água é aspergida por cima da plantação.

Já na parte da tarde, os alunos visitaram duas propriedades menores na Palmares Sul, sendo que na primeira observaram o funcionamento de um sistema de irrigação por gotejamento em uma plantação de melancia, e na segunda, analisaram em uma horta a instalação do sistema de irrigação por microaspersão.

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Segundo a engenheira agrônoma e aluna do curso, Meireane Carvalho de Camargo, o curso agregou. “O investimento da secretaria em qualificação profissional para os técnicos, sem dúvida alguma, reflete diretamente no resultado de nosso trabalho. Com essa ação nós ganhamos muito, mas quem ganha mais é o produtor e a sociedade, com o aumento da produção no município”.

Horácio Martins, secretário municipal de produção rural, em seu discurso durante a entrega dos certificados de conclusão do curso, afirmou que em sua gestão uma das

prioridades é a valorização profissional de sua equipe. “Essa é uma prioridade não só minha, mas do governo Valmir Mariano, investir em nossa equipe de profissionais, para que eles possam atender cada vez melhor a comunidade”.

Reportagem e foto: Messania Cardoso

Publicidade

Veja
Também