Pesquisar
Close this search box.

Técnicos do BID acompanham avanços do Prosap e destacam resultados positivos

Missão de supervisão avaliou obras, ações sociais e ambientais do programa que conta com 80% de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Parauapebas recebeu, ao longo da última semana, a visita de uma equipe de especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para mais uma missão de supervisão presencial das ações do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

O acompanhamento teve como foco principal o Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Ilha do Coco, que recebe 80% de financiamento do banco, mas também se estendeu às demais frentes de trabalho em andamento e já entregues.

Avaliações técnicas e fortalecimento institucional

A missão do BID, liderada por Flávia Oliveira, especialista sênior de Água e Saneamento e atual chefe da equipe, avaliou não apenas o andamento físico das obras, mas também aspectos de planejamento, relatórios de monitoramento de progresso (PMR), acordos de revisão de carteira e fortalecimento institucional nas áreas social e ambiental.

De acordo com o coordenador do Prosap, Thiago Batista, a presença da equipe técnica reforça a transparência e o compromisso da gestão. “Estamos recebendo, mais uma vez, a missão do BID para apresentar as ações sociais e ambientais que realizamos e, claro, o progresso das nossas obras. A presença da equipe reforça a parceria e evidencia o compromisso da gestão do prefeito Aurélio Goiano com a execução das obras”, afirmou.

Flávia Oliveira destacou o desempenho da iniciativa: “Viemos para acompanhar de perto o andamento das obras. O progresso está muito positivo, e ficamos surpresos, de forma bastante favorável, com o retorno da sociedade em relação ao programa. O fato de contar com uma equipe própria dedicada às ações é um diferencial importante”, disse.

Especialistas presentes

Além de Flávia Oliveira, participaram da missão: Tiago Pena, ex-chefe da missão e especialista da Divisão de Água e Saneamento; Wesney Bazílio, analista de operações; Irene Roca, socióloga e especialista social; e Henrique Gava, especialista ambiental do BID.

Obras visitadas

Durante quatro dias, os técnicos realizaram inspeções em projetos já entregues, como:

  • 250 unidades habitacionais do Residencial Vale do Sol;
  • Estação de Tratamento de Esgoto (ETE);
  • Escola Cora Coralina;
  • Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tropical;
  • Aterro de Resíduos Classe A;
  • Área de Bota-Fora no Nova Carajás;
  • Complexo Turístico Bel Mesquita.

Também foram supervisionadas obras em andamento, como a revitalização e ampliação da ETE do bairro Rio Verde, a área de lazer em frente à Câmara Municipal e a implantação de um novo viário próximo à rotatória da Prefeitura.

Avanços sociais e ambientais

Nas reuniões internas, a missão avaliou iniciativas sociais voltadas a moradores das áreas de intervenção e ressaltou a importância do Mecanismo de Resolução de Queixas (MRQ), que mantém o diálogo direto com a comunidade impactada. No campo ambiental, foram destacados os avanços das ações educativas e de conscientização sobre sustentabilidade e preservação.

Com a supervisão positiva e a renovação do diálogo com o BID, a expectativa é de que o Prosap siga fortalecendo sua atuação, unindo infraestrutura, responsabilidade social e compromisso ambiental no município.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário