Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Tecnologia de ponta é empregada na construção de túneis no S11D

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Serão os primeiros túneis a compor a logística de transporte norte da Vale. Para a atividade pioneira, tecnologia de ponta inédita em obras da empresa e na região está sendo empregada. Trata-se de robôs capazes de aplicar concreto, obedecendo ao comando de joysticks operados a dois metros de distância.

O processo garante maior segurança e agilidade à obra. Por meio de joystick, um operador distante cerca de 2 metros da atividade, movimenta um robô – braço mecanizado em um caminhão e executa todos os movimentos necessários para a projeção de concreto na parede, como levantar e baixar o braço e disparar o material. Além disso, com a atividade, o tempo necessário para finalizar a aplicação de cada betoneira de 7 metros cúbicos, que seria de 45 minutos pelo processo comum, reduz para apenas 20 minutos.


A previsão é que todos os túneis, com profundidade variando entre 500 a 985 metros, sejam concluídos em 2015. A proposta de construção faz parte de estudo feito pela Vale para a definição do traçado do Ramal, com a premissa de garantir a menor interferência ambiental. Além dos túneis, foi projetada a construção de viadutos rodoviários e pontes, a fim de minimizar impacto a travessia de pessoas, animais e veículos. O projeto abrange ainda a construção de passagens especiais para fauna, que irão reproduzir o habitat dos animais e facilitar a segurança e circulação de animais silvestres em área de floresta.

O Ramal Ferroviário terá 101 km de extensão. O projeto integra o Programa de Capacitação Logística Norte (CLN S11D), um investimento estratégico para a Vale e para o Brasil, ao criar condições logísticas necessárias para transportar e embarcar o minério de ferro que será produzido pelo Projeto Ferro Carajás S11D. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2014 e a previsão é de que sejam concluídas no segundo semestre de 2016.

Publicidade

Veja
Também