Pesquisar
Close this search box.

Terremoto de magnitude 4,3 é registrado em Parauapebas; Defesa Civil se manifesta sobre o caso

Na madrugada desta quinta-feira (3), um tremor de terra foi registrado em Parauapebas, no sudeste do Pará. De acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o terremoto atingiu magnitude 4,3 na Escala Richter e ocorreu nas proximidades da Terremoto de magnitude 4,3 é registrado em Parauapebas e da região do Salobo. Apesar do susto, não há registro de feridos ou danos significativos.

O abalo sísmico aconteceu por volta das 4h e, segundo os especialistas, foi um sismo raso, ocorrido a 0 km de profundidade, ou seja, próximo à superfície da terra. Mesmo sendo considerado moderado, alguns moradores relataram nas redes sociais que sentiram as residências tremerem durante o fenômeno.

O tremor não causou grandes prejuízos materiais, mas reforça um padrão recente de atividade sísmica na região. Em janeiro deste ano, Parauapebas já havia registrado três tremores: um no dia 4, com magnitude 2,8; outro no dia 5, de 3,1; e um último no dia 9, novamente com 2,8.

O impacto do terremoto também foi sentido em municípios vizinhos. Moradores de Canaã dos Carajás, que fica a cerca de 60 km de Parauapebas, relataram ao Portal Gazeta que perceberam o abalo. Uma moradora do Bairro Jardim Florido contou que sentiu seu apartamento tremer durante o evento.

Defesa Civil se manifesta sobre o tremor

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Parauapebas divulgou uma nota informando que, até o momento, não recebeu nenhum chamado ou ocorrência relacionada ao tremor.

A Defesa Civil destacou que, devido às características geológicas da região e à proximidade do chamado Falha de Carajás, pequenos abalos sísmicos podem ocorrer com certa frequência, sendo que a maioria deles é de baixa magnitude e passa despercebida pela população.

O órgão reforçou ainda a importância de a população acionar os canais oficiais em caso de tremores ou qualquer situação que represente risco. O atendimento está disponível 24 horas pelos seguintes contatos:

📞 Central de Atendimento e Despacho (CAD): 190
📱 WhatsApp do Centro de Controle e Operações (CCO): (94) 99278-0431

A orientação da Defesa Civil é que os moradores permaneçam atentos e sigam as recomendações de segurança em casos de novos tremores.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
1
+1
1
+1
0
+1
2
+1
27
+1
4

Leia mais

Deixe seu comentário