Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Time de Parauapebas conquista título estadual e representará o Pará em competição em Manaus-AM

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em sua 60ª edição, o JEPs (Jogos Estudantis Paraenses) definiu as equipes que vão representar o Estado do Pará na etapa nacional, em Manaus (AM), de 19 a 23 de setembro. Das partidas realizadas no sábado (23), pela etapa estadual, na Arena Guilherme Paraense – o Mangueirinho, foram premiados quatro times das modalidades de Basquete, Volei, Handebol e Futsal, na categoria “A” (de 12 a 14 anos).

Promovido pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Adjunta de Ensino e Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), o JEPs é o segundo evento esportivo juvenil mais antigo do Brasil.


Ao longo de 60 anos, a iniciativa propõe integrar a comunidade escolar das redes pública e privada; contribuir para a formação de cidadãos; disseminar a cultura da paz e descobrir talentos esportivos. “Esta é a grande festa da cidadania, com integração de atletas de todo o Estado. Este ano, tivemos a partipação de mais de 82 escolas municpais, estaduais, federais e privadas e consideramos este envolvimento como o maior presente para coroar a 60ª edição dos jogos”, comemora a diretora geral dos JEPs, Ana Glória Guerreiro.

No decorrer dos jogos, as equipes participaram das etapas classificatórias municipais, seis etapas regionais, uma etapa metropolitana e a Estadual. A partir destas, foram selecionados os atletas para representar o Estado do Pará nas etapas Nacionais dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorrerão em Manaus (AM), em setembro.

A partida acirrada de Handebol entre Parauapebas e Breves garantiu o primeiro lugar para a escola da região de Carajás, com 17 pontos. O artilheiro do jogo marcou 6 dos 17 pontos de seu time. Francisco Gabriel Nascimento, 14 anos, é aluno da Escola Municipal Fernando Pessoa. “Jogo há três anos como armador direito e fico muito feliz em jogar com meus companheiros. Com essa vitória, é a terceira vez que vou disputar a etapa nacional”, frisou.

Dos 144 municípios paraenses, o NEL alcança cerca de 4 mil alunos, de mais de 300 escolas e promove o treinamento de atletas em várias modalidades. Este ano, participaram da etapa Estadual 29 municípios.

A equipe de Breves ficou em segundo lugar, mas a medalha de prata tem a importância maior para a técnica Ana Cláudia Barros, que dedica-se ao Esporte há 27 anos. “Para o nosso time, chegar até a final da etapa Estadual é a nossa maior vitória. Enfrentamos 14 horas de barco para chegar até Belém e eles não contiveram a ansiedade. Não levamos a medalha de ouro, mas os sonhos de cada um deles permanece vivo”, disse emocionada.

Na ocasião ainda foram realizadas partidas do campeonato paraense de Volei Feminino Adulto, com Paysandu e Bodytech. Além de jogos dos campeões de 2017 no Handebol Masculino, com os times Carajás (Parauapebas) e Remo (Belém), e no Feminino – Handfuturo (Tucuruí) e RHC (Rondon do Pará).

Transmissão – Este ano, em parceria com a Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), as partidas finais da etapa Estadual foram transmitidas ao vivo na programação da TV Cultura, canal 2.

Confira as equipes campeãs da categoria “A”:

VÔLEI FEMININO

1º – Colégio Gentil Bittencourt (Belém)

2º – Escola Municipal Paulino de Oliveira Pinto (Bom Jesus do Tocantins)

VÔLEI MASCULINO

1º – Colégio Santa Rosa (Belém)

2º – Escola Municipal Instituto Nossa Senhora Santana (Igarapé- Miri)

BASQUETE FEMININO

1º – Colégio Santa Catarina de Sena (Belém)

2º – Escola Municipal Dom Pedro I (Rondon do Pará)

BASQUETE MASCULINO

1º – Colégio Santa Catarina de Sena (Belém)

2º – Escola Municipal Jozias Leão da Silva (Parauapebas)

FUTSAL FEMININO

1º – Colégio Santa Madre (Belém)

2º – Escola Municipal Abel Nunes Figueiredo (Portel)

FUTSAL MASCULINO

1º – Centro Educacional João Paulo II (Bragança)

2º – Escola Municipal Getúlio Vargas (Melgaço)

HANDEBOL FEMININO

1º – Escola Municipal Professora Odízia Correa Farias (Breves)

2º – Escola Municipal Adolfo Soares de Moraes (Rondon do Pará)

HANDEBOL MASCULINO

1º – Escola Municipal Fernando Pessoa (Parauapebas)

2º – Escola Municipal Professora Odízia Correa Farias (Breves)

Reportagem: Camila Barros | Agência Pará de Notícias

Publicidade

Veja
Também