Top Dente é uma das primeiras clínicas do Pará a adquirir o aparelho de scaneamento digital do sorriso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sempre buscando por inovações, Dr. Johnathan, responsável técnico pela clínica Top Dente, participa de cursos pelo país e congressos, e esse ano a Top Dente entra para o seleto número de clinicas que trabalham com o fluxo digital.

Referência em odontologia moderna avançada e harmonização facial, a clínica odontológica Top Dente atua nas áreas de lentes de contato dental, harmonização facial, implantodontia, ortodontia, endodontia, dentística, cirurgia, periodontia, prótese e odontologia preventiva. Com consultórios odontológicos modernos e alta tecnologia, a clínica Top Dente é comandada pelos cirurgiões dentistas Dr. Johnathan Michell Marcondes e Dra. Rebeca Marcondes.


Fazem parte do quadro clínico também o Dr. Hallison Carvalho, responsável pela área de ortodontia, Dra. Brenda, clínica geral e ortodontia, Dr. Roberto, clínico geral , Dra. Ana Diniz, endodontista (tratamento de canal).

A clínica atualmente conta com quatro consultórios, todos equipados com os mais modernos equipamentos.
Uma das grandes novidades que a Clínica Top Dente traz esse ano em comemoração aos 13 anos de existência , é o Scanner Digital, um dos equipamentos mais modernos hoje na odontologia avançada, e entrando, desta maneira, para o fluxo digital.

O que é Fluxo Digital?
O Fluxo Digital inclui o uso de imagens 3D obtidas através do escaneamento intraoral da cavidade bucal. Além disso, inclui o uso de softwares para auxiliar no planejamento do tratamento, bem como impressoras 3D ou sistemas de fresagem e usinagem de cerâmicas, que através da prototipagem permitem a produção de modelos, guias cirúrgicos, restaurações ou próteses provisórias e definitivas.

Vantagens do Fluxo Digital
O Fluxo Digital apresenta uma série de vantagens, sendo livre das diversas etapas laboratoriais para confecção dos modelos físicos, o que permite:
* Fluxo de trabalho mais simples
* Menos desconforto para o paciente
* Menos etapas laboratoriais
* Maior facilidade na transmissão de dados a outros profissionais e laboratórios
* Menor tempo de atendimento clinico

 

O Escaneamento
O scanner é o equipamento utilizado para obtenção e transmissão das imagens da arcada dental para o computador. Usualmente, três etapas básicas compõem um sistema CAD/CAM, a digitalização, o desenho e a produção. Dependendo da finalidade, essas etapas podem variar, já que algumas vezes a produção do modelo ou prototipagem pode não ser a finalidade do processo, e sim o planejamento digital.

No processo de digitalização, as características orais são captadas em boca (diretos) ou em modelo de gesso do paciente (indiretos). No método direto não é necessário moldar o paciente, já que esta etapa é substituída pelo escaneamento das superfícies dentais com um scanner de mão. Esse método é mais simples, e simultaneamente o modelo é criado na tela do computador e já pode ser usado para o planejamento e confecção da prótese, ou prototipagem. Desta forma são eliminadas duas etapas da impressão convencional: a obtenção do molde e preparação do modelo de trabalho. Não é necessária a seleção de moldeiras e não há incômodo e desconforto para o paciente que as vezes sente náuseas pelo extravasamento dos materiais de moldagem ou queixa de gosto desagradável.

 

Há ainda maior facilidade dos modelos digitais para articulação, o que simplifica a etapa de articular as arcadas e reconstruir a mordida do paciente. Após o escaneamento do arco superior e inferior, o paciente oclui os dentes para registrar a relação de mordida, e o sistema do computador articula os dois arcos a partir da digitalização da oclusão. Além disso, os dados criados pelos modelos digitais podem ser armazenados em discos rígidos ou na nuvem, sendo facilmente transferidos para mídias de armazenamentos.

O Planejamento
Depois da digitalização das arcadas dentárias, o dentista pode planejar o caso digitalmente da maneira que preferir, seja para prototipagem, confecção de um guia cirúrgico, confecção de próteses dentais e outros. Geralmente, o escaneamento intraoral gera um arquivo no formato STL. Dessa forma, o Fluxo Digital permite obter um ambiente de trabalho ilimitado, sendo possível delimitar o término cervical do preparo, definir os limites proximais da prótese, realizar ajustes de tamanho e contato oclusal com o dente antagonista, planejar guias cirúrgicos, realizar a prototipagem e impressão 3D das arcadas.

Com essa tecnologia os tratamentos de lentes de contato dental se tornam mais rápidos e possibilitam maior conforto ao paciente.

Após o scaneamento dos dentes, podemos enviar o arquivo com as imagens para confecção das lentes de contato dental para qualquer laboratório do mundo em minutos.

Top Dente – cuidando de pessoas, transformando sorrisos.

 

Publicidade

veja também