Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Top Dente é uma das primeiras clínicas do Pará a adquirir o aparelho de scaneamento digital do sorriso

Sempre buscando por inovações, Dr. Johnathan, responsável técnico pela clínica Top Dente, participa de cursos pelo país e congressos, e esse ano a Top Dente entra para o seleto número de clinicas que trabalham com o fluxo digital.

Referência em odontologia moderna avançada e harmonização facial, a clínica odontológica Top Dente atua nas áreas de lentes de contato dental, harmonização facial, implantodontia, ortodontia, endodontia, dentística, cirurgia, periodontia, prótese e odontologia preventiva. Com consultórios odontológicos modernos e alta tecnologia, a clínica Top Dente é comandada pelos cirurgiões dentistas Dr. Johnathan Michell Marcondes e Dra. Rebeca Marcondes.

Fazem parte do quadro clínico também o Dr. Hallison Carvalho, responsável pela área de ortodontia, Dra. Brenda, clínica geral e ortodontia, Dr. Roberto, clínico geral , Dra. Ana Diniz, endodontista (tratamento de canal).

A clínica atualmente conta com quatro consultórios, todos equipados com os mais modernos equipamentos.
Uma das grandes novidades que a Clínica Top Dente traz esse ano em comemoração aos 13 anos de existência , é o Scanner Digital, um dos equipamentos mais modernos hoje na odontologia avançada, e entrando, desta maneira, para o fluxo digital.

O que é Fluxo Digital?
O Fluxo Digital inclui o uso de imagens 3D obtidas através do escaneamento intraoral da cavidade bucal. Além disso, inclui o uso de softwares para auxiliar no planejamento do tratamento, bem como impressoras 3D ou sistemas de fresagem e usinagem de cerâmicas, que através da prototipagem permitem a produção de modelos, guias cirúrgicos, restaurações ou próteses provisórias e definitivas.

Vantagens do Fluxo Digital
O Fluxo Digital apresenta uma série de vantagens, sendo livre das diversas etapas laboratoriais para confecção dos modelos físicos, o que permite:
* Fluxo de trabalho mais simples
* Menos desconforto para o paciente
* Menos etapas laboratoriais
* Maior facilidade na transmissão de dados a outros profissionais e laboratórios
* Menor tempo de atendimento clinico

 

O Escaneamento
O scanner é o equipamento utilizado para obtenção e transmissão das imagens da arcada dental para o computador. Usualmente, três etapas básicas compõem um sistema CAD/CAM, a digitalização, o desenho e a produção. Dependendo da finalidade, essas etapas podem variar, já que algumas vezes a produção do modelo ou prototipagem pode não ser a finalidade do processo, e sim o planejamento digital.

No processo de digitalização, as características orais são captadas em boca (diretos) ou em modelo de gesso do paciente (indiretos). No método direto não é necessário moldar o paciente, já que esta etapa é substituída pelo escaneamento das superfícies dentais com um scanner de mão. Esse método é mais simples, e simultaneamente o modelo é criado na tela do computador e já pode ser usado para o planejamento e confecção da prótese, ou prototipagem. Desta forma são eliminadas duas etapas da impressão convencional: a obtenção do molde e preparação do modelo de trabalho. Não é necessária a seleção de moldeiras e não há incômodo e desconforto para o paciente que as vezes sente náuseas pelo extravasamento dos materiais de moldagem ou queixa de gosto desagradável.

 

Há ainda maior facilidade dos modelos digitais para articulação, o que simplifica a etapa de articular as arcadas e reconstruir a mordida do paciente. Após o escaneamento do arco superior e inferior, o paciente oclui os dentes para registrar a relação de mordida, e o sistema do computador articula os dois arcos a partir da digitalização da oclusão. Além disso, os dados criados pelos modelos digitais podem ser armazenados em discos rígidos ou na nuvem, sendo facilmente transferidos para mídias de armazenamentos.

O Planejamento
Depois da digitalização das arcadas dentárias, o dentista pode planejar o caso digitalmente da maneira que preferir, seja para prototipagem, confecção de um guia cirúrgico, confecção de próteses dentais e outros. Geralmente, o escaneamento intraoral gera um arquivo no formato STL. Dessa forma, o Fluxo Digital permite obter um ambiente de trabalho ilimitado, sendo possível delimitar o término cervical do preparo, definir os limites proximais da prótese, realizar ajustes de tamanho e contato oclusal com o dente antagonista, planejar guias cirúrgicos, realizar a prototipagem e impressão 3D das arcadas.

Com essa tecnologia os tratamentos de lentes de contato dental se tornam mais rápidos e possibilitam maior conforto ao paciente.

Após o scaneamento dos dentes, podemos enviar o arquivo com as imagens para confecção das lentes de contato dental para qualquer laboratório do mundo em minutos.

Top Dente – cuidando de pessoas, transformando sorrisos.

 

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário