Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Trânsito de Parauapebas continua preocupando vereadores

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Melhorias para o trânsito de Parauapebas e construção de escolas foram temas das proposições apresentadas e aprovadas durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal, dessa terça-feira(25). Além disso, foi aprovada a emenda à Lei Orgânica que permite a contratação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias pelos gestores do sistema único de saúde.

Abrindo os trabalhos dessa sessão o vereador Odilon Rocha (PMDB), através da indicação Nº112/2013, solicitou ao Poder Executivo a construção de uma creche e de um colégio no Bairro dos Minérios. Para o parlamentar, a construção dessas escolas tem que ser imediata, visto que “não existem creches, onde as mães possam deixar seus filhos e nem Colégio, onde as crianças e adolescentes possam estudar neste bairro”.


Também foi de autoria de Odilon Rocha a indicação de Nº113/2013, que pede a instalação de um semáforo no cruzamento da Rua Mané Garricha com a Avenida Bom Jardim, na divisa dos Bairros da Paz e Guanabara. O vereador afirma que na “cidade existem semáforos desativados, que podem ser apenas transferidos de lugar”, facilitando assim o atendimento da presente indicação. Para o presidente da Câmara, Josineto Feitosa (PSDC), essa indicação é muito pertinente, principalmente pelo número de moradores que passam diariamente nesta localidade.

A construção de uma Escola Pública Municipal de Trânsito foi o pedido do vereador Antônio Chaves de Sousa, o Major da Mactra (PSDB). Para ele, educação é o início de tudo, por isso a necessidade de educar nossos futuros condutores e os já existentes. O vereador Odilon Rocha falou que ações nesse sentido devem ser tomadas imediatamente, principalmente nas escolas, visto que “condutor educado é menos perigo e menos mortes”.

Outra indicação apresentada que visa melhorias para o trânsito de Parauapebas foi a indicação de Nº 115/2013, de autoria do vereador Devanir Martins (PP) que pede em caráter de emergência uma rotatória na avenida “F”, nos limites do Bairro Beira Rio II com o Parque dos Carajás II, no cruzamento com a PA160. Para o parlamentar, vários locais na cidade necessitam de rotatória, mas nesse local é urgente, visto que tem um cruzamento muito perigoso. Odilon Rocha afirma que o trânsito ali é realmente caótico e que a exemplo da rotatória feita nas proximidades do shopping, essa poderá evitar muitos acidentes.

Também de autoria do parlamentar Devanir Martins, juntamente com o vereador José Arenes (PT), a proposição de Nº116/2013 solicita a construção de uma guarita policial, com implantação de câmeras filmadoras 24 horas na entrada e na saída de acesso a região de Itacaiúnas e Projeto Salobo. Arenes afirma que “há um número muito grande de assaltos naquela região”, por isso a necessidade da implantação dessa guarita policial.

Agentes comunitários de saúde e agentes de endemias
Foi votado nessa Sessão Ordinária, em segunda discussão, o substitutivo à proposta de emenda à Lei Orgânica do Município de Parauapebas, que incluiu ao Art.161 o § 6°, que permite aos gestores do sistema único de saúde admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público. Aprovado por unanimidade, o projeto de lei segue para sanção do Poder Executivo.

Reportagem: Renê Silva

Publicidade

Veja
Também