Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Trem de Passageiros da EFC completa 30 anos de operação

Neste mês de março está completando também seis meses de funcionamento do novo trem. Ele foi entregue em setembro do ano passado, durante as comemorações de três décadas de operação da Vale na região Norte e Nordeste.

O Trem de Passageiros da EFC é responsável pelo transporte diário de 1.300 pessoas. Sua rota percorre 23 municípios do Maranhão e mais quatro no sudeste do Pará. Por ano, viajam em média 350 mil pessoas, parte delas oriundas de povoados que dependem unicamente do trem para se locomover de uma cidade para outra. Seu papel social não se restringe apenas ao serviço de transporte. Em razão do grande número de pessoas que circulam por ele, as entidades públicas costumam realizar ações sociais e de saúde durante as viagens. A parceria com a Vale e sua Fundação tem um efeito positivo pois desta forma se consegue atingir o maior número de pessoas, muitas delas nascidas em comunidades com pouco acesso a informação.

“Além do orgulho que sentimos em oferecer uma viagem de trem com qualidade, conforto e segurança, temos colaborado com diversas iniciativas sociais e de saúde que beneficiam as populações que realmente necessitam de assistência. A importância social do trem é um valor imensurável para nós da operação ferroviária, não é à toa que ele tem prioridade na circulação dos trens na ferrovia”, explica o gerente executivo de operações da EFC, Cláudio Mendes.

Novo trem

Desde setembro do ano passado a Estrada de Ferro Carajás opera com um novo Trem de Passageiros, um marco histórico para a Vale. Atualmente, a nova frota é composta por 39 carros, sendo seis executivos, 21 econômicos e 12 de serviços, além de uma área especialmente destinada para cadeirantes. Modernos e climatizados, os carros executivos têm capacidade para transportar 60 passageiros. Já os econômicos têm 79 lugares disponíveis. Toda a composição conta com detector de fumaça, o que aumenta a segurança dos usuários.

Além das mudanças na estrutura foram realizadas melhorias no atendimento, a exemplo do serviço de compra online de passagens. Em cinco meses de funcionamento, foi registrada a venda de mais de 130 mil passagens pela internet. “Os meses que tiveram maior procura foram dezembro, janeiro e fevereiro, justamente no período considerado como alta temporada”, destaca o supervisor de operações do Trem de Passageiros, Ítalo Carvalho.

O serviço de compra on-line de bilhetes de viagem está disponível no site do trem de passageiros da Vale, no endereço www.vale.com/tremdepassageirosefc. Ao acessar a página, o interessado deverá escolher a opção “compra online” no menu localizado no lado direito do site. A emissão de passagens on-line para a mesma data da viagem só poderá ser feita até três horas antes do horário do embarque.Para retirar a passagem, o voucher gerado na efetivação da compra on-line deve ser impresso e apresentado pelo comprador na bilheteria da estação de embarque.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário