Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Três vereadores de Parauapebas serão candidatos a deputado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Dos 15 vereadores de Parauapebas, três colocaram seus nomes na coligação de seus partidos para concorrer às eleições deste ano.

As vereadoras Joelma Leite (PSD) e Francisca Ciza (DEM) devem concorrer a duas das 17 vagas do Pará na Câmara dos Deputados, em Brasília.


O outro candidato é Marcelo Parcerinho (PSC), que vai disputar uma das 41 vagas da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, em Belém.

Conheça um pouco mais dos respectivos candidatos:

Francisca Ciza nasceu em outubro de 1961, na cidade de Presidente Dutra (MA) e foi criada em Barra do Corda (MA), permanecendo nesta última cidade até meados de 1984, época em que decide mudar-se para Parauapebas, com o objetivo de encontrar melhores condições de vida para sua família. Ela conta com orgulho a vida simples de seus pais, Anaide Saraiva e Luis Cândido – pilares de valores nobres –, os quais a tornaram mãe de cinco filhos homens, sendo três casados que lhe deram três netos.

Ela afirma com alegria a posição de ser uma servidora pública concursada tanto no município quanto no estado, uma carreira sólida conquistada com amor e dedicada a esta cidade.

É licenciada plena em filosofia e pós-graduada em gestão escolar, tendo direcionado sua formação para a educação e apaixonada pela docência, que aprendera com o tempo a nobre arte de gerir pessoas e escolas. Uma trajetória de vitórias e inúmeras conquistas, alcançado cargos importantíssimos, entre os quais a direção geral da escola sede Estadual Eduardo Angelim, e a importante pasta da Secretaria de Educação do município, atuando como secretária da mesma.

 

 

Joelma Leite é paraense, nascida em Tucuruí e moradora de Parauapebas há mais de 30 anos. Herdou do pai o gosto pela política. Especialista em Gestão Pública e Finanças, ela aprendeu cedo que honestidade e responsabilidade são resultados da escolha pessoal e do caráter do indivíduo. Por isso, defende em seus ideais a soberania dos valores éticos e morais na construção de uma sociedade justa e igualitária.

Em 2003, Joelma iniciou sua militância em Parauapebas, e em seguida, no ano de 2005, implantou a primeira Secretaria Municipal da Mulher do Estado do Pará. Desde então, deu inicio à criação de uma rede de atendimento à mulher, hoje referência em todo o Brasil.

As instituições Centro de Referência, Casa Abrigo, Casa da Mulher e Defensoria da Mulher integram essa rede que já beneficiou milhares de mulheres em Parauapebas.

Joelma Leite disputou quatro eleições para vereadora, vindo a ficar como suplente em 2012. Durante 11 meses, ocupou a vaga no Legislativo, em cujo período apresentou diversos projetos de grande importância para a população de Parauapebas.

Nas eleições de 2016, Joelma foi eleita a vereadora mais bem votada do seu partido, o PSD, com 1.720 votos.

 

José Marcelo Alves Filgueira (PSC), conhecido popularmente por “Marcelo Parcerinho”, nasceu no dia 24 de dezembro de 1972, em Fortaleza (CE), é casado e tem um casal de filhos menores de idade.

Marcelo chegou a Parauapebas com dez anos de idade (1982), onde cresceu, tornou-se adulto e constituiu família. Foi assessor parlamentar do então vereador Fernando da Ótica, no período de 1992 a 2004, e também assessor do então vice-prefeito Pastor Moisés, no período de 2004 a 2008.

Marcelo Parcerinho é membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão em Parauapebas, desde 2005, onde vem contribuído com um importante papel social, de cujo segmento recebeu grande parcela dos 1.406 votos conquistados nas eleições de 2012, classificando-o como primeiro suplente e possibilitando que assumisse a titularidade de uma cadeira na Câmara Municipal em 2015.

Inicialmente, Parcerinho filiou-se ao PSC (Partido Social Cristão). Em 2011, tornou-se membro efetivo do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) no município. Em 2016, o vereador retornou ao PSC e saiu vitorioso das eleições daquele ano. Foi o terceiro mais bem votado, com 2.859 votos, para o mandato 2017/2020.

Marcelo Parcerinho se coloca à disposição de toda população de Parauapebas, com o compromisso de fiscalizar a administração do erário e viabilizar iniciativas que promovam o bem estar da sociedade local.

Publicidade

Veja
Também