Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Tucumã recebe coordenadores da “Caminhada Passos que Salvam” do Hospital de Câncer de Barretos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Representantes da sociedade civil organizada do município de Tucumã se reuniram na noite desta quinta – feira (15), na Sede da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Tucumã (Aciapt), para discutiram sobre a organização do projeto “Passos que Salvam”, a ser implantado no município.

Estiveram presentes no encontro a coordenadora da caminhada “Passos que Salvam” Dr. Naima Khatib do Hospital de Câncer de Barretos, São Paulo. A coordenadora estava acompanhada de José Antônio o (Juca), farmacêutico e analista de capacitação de recursos dos Estados do Pará e Tocantins do hospital Oncológico de Barretos. Também prestigiaram o evento os Secretários Municipais da Prefeitura de Tucumã, Raphael de Sousa (Saúde) e a professora Maria da Conceição Rocha Leão (Educação)


Passos que Salvam

De acordo com a Dr. Naima Khatib, o Hospital de Câncer lançou oficialmente esta semana em Barretos a “Caminhada Passos que Salvam”, que está na quinta edição. O projeto tem o objetivo de esclarecer e despertar a atenção da população para os primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes. A ação, coordenada pela instituição, acontece simultaneamente no mesmo dia e hora e deve envolver mais de 400 cidades em 15 estados. Enfatizou Kathib.

A meta segundo a coordenadora da caminhada, Naima Kathib, é alcançar mais de 500 municípios do Brasil neste ano. “No início tudo era apenas um sonho e hoje é realidade. Só tenho a agradecer a todos que contribuem para o sucesso da caminhada. Isso é muito importante para o Hospital e para o diagnóstico cada vez mais cedo da doença em crianças e adolescentes”, contou.

Foi informado ainda sobre os presentes na reunião como surgimento no Brasil a ideia do projeto da caminhada “Passos que Salvam”. De acordo com Dr. Naima Kathib e uma campanha que surgiu após uma visita ao Hospital St. Jude Hospital, em Memphis, nos Estados Unidos, uma instituição americana que hoje é o Hospital Irmão de Barretos.

Atendimentos

Segundo o que foi informado por José Antônio atualmente hoje o Hospital Oncológico de Barretos especializado no tratamento do Câncer, só no ano de 2015 cerca de 500 pacientes do Estado do Pará foram assistidos com tratamento. Atualmente 135 mil pacientes de todo o País são tratados no Hospital de Câncer de Barretos e em média por dia são oferecidos gratuitamente para os pacientes e acompanhantes algo em torno de 9.000 mil refeições. Para dar conta da demanda quase quatro mil funcionários trabalham no hospital.

Cidades

Segundo José Antônio no Sul do Para as cidades de Xinguara e Redenção foram os primeiros municípios aderem a campanha e inclusive já realizam ações e eventos em prol de arredar fundos para a instituição. Ele lembra ainda que as duas cidades até o momento foram as únicas também a receber a Unidade de Prevenção com uma carreta ao qual viaja o Brasil inteiro com toda uma estrutura hospitalar e completa equipe médica.

Ainda de acordo com José Antônio este ano no mês de novembro no dia e hora definido além das cidades de Xinguara e Redenção outros municípios do estado como Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Conceição do Araguaia e Tucumã também realizara pela a primeira vez a “Caminhada Passos que Salvam”.

Benefício para o município

Os municípios que aderem à campanha também são beneficiados com a qualificação de profissionais de saúde. O HCB disponibiliza gratuitamente treinamento e capacitação para médico e enfermeiro, devidamente selecionado pelo município, e esses profissionais passam a ser referência para avaliação de casos suspeitos.

“Os médicos e enfermeiros são treinados por nossa equipe para melhor identificar os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, eles ficam em contato direto com a equipe do HCB e dependendo do caso o paciente pode ser encaminhado para Barretos em até dois dias, sem burocracia”, informou Naima Khatib.

Apoiadores

Ação em Tucumã da “Caminhada Passos que Salvam” terão como coordenadores dos empresários Jadiel Menezes, Sonia Fernandes e Bruna Silva dirigentes da Associação Comercial de Tucumã ao qual contarão com os apoios da equipe de coordenadores do Projeto “Lacres que Salvam” e do “Direito de Viver”, articulados pelos os empresários Vanderley Silfuentes, Luziane Silfuentes da Caça da Ração. Valdir Oliveira e Elza Wanot do Lava jato Bandeirantes com os apoios do radialista Roney Wydiamaior, Ivete Wermuth, Junior Bezerra diretor da Rádio Correio FM de São Félix do Xingu, Nagib da gráfica Amazônia e além do coordenador Rubens Fernandes, ao qual colaboram com a divulgação do show beneficente do cantor Leonardo no qual toda a renda foi destinado em prol do tratamento do Garoto João.

Reportagem: Roney Wydiamaior

Publicidade

Veja
Também