Um evento que pela primeira vez será realizado na Região de Carajás acontecerá em Parauapebas nos dias 4 e 5, quinta-feira e sexta-feira. Um ato da Secretaria de Comunicação do Pará (Secom) que pretende reunir profissionais dos diversos segmentos da mídia além de estudantes para trocarem experiências.
Trata-se do PUBLICOM que além de toda sua programação, trará workshops do projeto Biizu, que tem como objetivo aprimorar habilidades. O evento contará ainda com diversas palestras, uma delas com Layse Santos, da Eko Comunicação, de Belém; ela terá como abordagem o telejornalismo no mundo digital.
Outra palestrante será Juliana Faria, da ONG Think Olga, de São Paulo, que falará sobre o jornalismo humanizado.
O diretor de jornalismo da Secom, Paulo Silber, dará o tom ao evento, facilitando o workshop Gestão de Crises na Comunicação.
Um assunto polêmico em rede nacional, devido ter sido praticado por um famoso ator global, será tema de destaque no encontro e vai ser abordado por Juliana de Faria; ela é uma das fundadoras da ONG Think Olga, responsável pela campanha nacional contra o assédio sexual “Chega de Fiu Fiu” e pela elaboração do Manual do Jornalismo Humanizado.
Workshops e palestrantes
A programação do Publicom Parauapebas contará com workshops de diversos temas. “Hipertexto”, por Mauro Lima, diretor de Publicidade da Secom; “Como falar em público”, por Reginaldo Teles, mestre de cerimônias do Governo do Pará; “Estratégias e ferramentas de marketing digital”, pela publicitária Aline Freitas, e “A poética dos rascunhos e o processo criativo em fotografia”, com a fotógrafa Desirée Giusti, são opções que os participantes terão nos dois dias do Encontro.
Assim será o Publicom, um evento que percorre o Pará; sendo assim o maior evento de comunicação do Estado já tendo outras edições na região, sendo um Xinguara e outra em Redenção entre 2013 e 2015.
Em Parauapebas o evento será realizado nas dependências do Instituto Federal do Pará (IFPA).