Reabertura da unidade no CAP Feira dos Produtores Rurais facilita acesso a serviços e fortalece a economia local
A partir do dia 1º de abril, a população de Parauapebas, no sudeste do Pará, contará novamente com uma unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) nas dependências do Centro de Abastecimento Popular (CAP), a tradicional Feira do Produtor, localizado na Rodovia Faruk Salmen.
O espaço oferecerá diversos serviços essenciais, incluindo a emissão de documentos, facilitando o acesso da população a esses atendimentos de forma mais ágil e descentralizada. Além do benefício à comunidade, a reabertura do SAC no local também impulsionará a economia da feira, atraindo mais visitantes e movimentando o comércio dos produtores rurais que expõem seus produtos na região.
Outro impacto positivo será o alívio na demanda da unidade do SAC localizado no Bairro Rio Verde, reduzindo filas e agilizando os atendimentos para os cidadãos.
“Estivemos aqui hoje fazendo as últimas conferências. Realmente está tudo pronto, tudo perfeito, para que esta unidade de atendimento do SAC esteja prontinha para atender a comunidade a partir do dia 1º. Mais um serviço que avança no rumo ao atendimento do consumidor, como o próprio nome já diz, e buscando melhorar cada dia mais esse atendimento descentralizando da unidade do Rio Verde, também aqui para a Faruk Salmen, nesse complexo”, disse Hipólito Gomes, secretário de Segurança.
O SAC vai funcionar com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, com diversos serviços para a comunidade, sendo eles: emissão de RG, seguro desemprego, emissão do CPF digital para 2ª via, carteira de trabalho, requerimento de título, cartão de estacionamento PcD, cartão de estacionamento do idoso e certificado militar. O secretário citou a questão das demandas maiores, como é o caso do RG.
“O RG, de fato, tem uma demanda bem maior do que estamos atendendo. É importante ressaltarmos que o RG é um serviço ligado direto ao estado, mas do município. Através do convênio do SAC, busca melhorar o atendimento junto à comunidade. O que nós estamos fazendo é cada dia mais cobrando para que o estado consiga nos entregar mais cédulas para que a gente possa emitir mais RG”, complementa Hipólito.
O SAC da Feira do Produtor estava fechado desde dezembro de 2024 e o serviço é de fundamental importância para o município, onde o órgão é responsável pelo planejamento, organização, direcionamento, coordenação, execução e controle de serviços de emissões de documentos necessários para o exercício da cidadania. O SAC trabalha em parceria com o governo federal, estadual e municipal.
“Nós estamos muito felizes em proporcionar isso juntamente com o nosso secretário, nosso prefeito, que tem prioridade máxima para abertura do SAC aqui na Feira do Produtor. Estamos felizes em poder aumentar essa demanda no limite que a gente está sendo estabelecido, mas com certeza a população vai ficar muito mais feliz com a abertura desse SAC, que já tinha atendimento de prioridade, principalmente a zona rural e estamos de volta dia 1º de abril”, destaca Sunamita Vidal, coordenadora do SAC da Feira do Produtor.
Em relação ao SAC Móvel, os atendimentos vão seguir através do contato (94) 99207-2998, onde os serviços chegam em domicilio e hospitais para as prioridades que são pessoas com mobilidade reduzida, como: pessoas com deficiência (PcD) com laudo médico, gestantes de alto risco, idosos com dificuldade de locomoção, mães em puerpério e autistas. Os feirantes gostaram do retorno do SAC, que além de facilitar os serviços para a população, o espaço vai agregar clientes.
A reativação do serviço na feira representa um avanço na oferta de atendimento público em Parauapebas, unindo comodidade e desenvolvimento econômico para a cidade.
Reportagem: Hilda Barros | Da redação do Portal Pebinha de Açúcar