Rio Parauapebas ultrapassa marca de 9,3 metros e Defesa Civil emite alerta laranja para inundações

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), emitiu nesta quarta-feira, 16, uma notificação que muda o estado de criticidade para inundações, alagamentos e enxurradas, de amarelo (atenção) para laranja (alerta).

Nesta manhã, foi verificado que o rio Parauapebas ultrapassou a marca dos 9,3 metros – fator principal para a mudança do estado; além disso, a previsão do tempo aponta pluviosidade acima da média para os próximos dias.


A partir desse momento, as equipes da Defesa Civil permanecerão com monitoramento contínuo e sistemático, mas realizarão vistoria técnica nos locais de risco acentuado e emissão de alarme. O Plano de Contingência (Plancon) será ativado, e as medidas cautelares previstas no plano de mitigação dos fenômenos naturais sobre Parauapebas serão postas em prática.

Em caso de ocorrência relacionada a estes fenômenos, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil pelos números 199 ou (94) 3356-2597 e pelo e-mail [email protected].

 

 

veja também