Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

URGENTE: Fogo destrói casa que foi atingida por raio em Serra Pelada

Por pouco um morador do Distrito de Serra Pelada, localizado no município de Curionópolis, sudeste paraense, não morreu. A casa que ele residia acabou sendo destruída completamente pelo fogo após ser atingida por um raio na noite deste terça-feira (7).

De acordo com informações repassadas à equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar pelo comunicador “Calinhos News”, era por volta das 19h00 quando o raio atingiu a residência de maneira de um senhor identificado como “Jura”, que entrou na casa em chamas para tentar resgatar documentos e móveis, mas acabou recebendo queimaduras no corpo e fraturando o nariz.

Bombeiros civis que prestam serviços no Projeto Serra Leste, foram acionados, mas ao chegarem na residência não puderam fazer muita coisa a não ser controlar as chamas. Como a casa era de madeira e contava com sistema elétrico antigo, o fogo consumiu rapidamente toda a residência.

Você sabia?

Anualmente, caem bilhões de descargas atmosféricas (raios) no mundo inteiro e o Brasil é o campeão em quedas de raios, com 100 milhões segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A descarga atmosférica é um fenômeno natural com consequências destrutivas, resultando em vítimas fatais e em bilhões de gastos com a reparação dos danos causados pelas descargas atmosféricas.

Os efeitos das descargas atmosféricas podem ser direto ou indiretos:

– O efeito direto é quando o raio cai diretamente sobre as edificações e/ou instalações elétricas, sua energia é muito elevada e destruidora.

– O efeito indireto é quando o raio cai em um ponto e a sobretensões induzida chega até as instalações elétricas.

A descarga atmosférica direta ou indireta pode ter consequências destrutivas nas instalações elétricas, mesmo a diversos quilômetros do ponto da queda.

Como se proteger contra estes efeitos?

Para responder as diferentes necessidades nas instalações elétricas, a proteção contra os efeitos das descargas atmosféricas pode ser realizada com ajuda de equipamentos/dispositivos a serem instalados na parte externa ou interna das edificações.

– Na parte externa pode ser adotado um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), que são utilizados para evitar os incêndios e as degradações que poderão ser ocasionadas por um impacto direto da descarga atmosférica sobre a edificação (pára-raio)

– Na parte interna são utilizados Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS), obrigatório pela norma ABNT NBR 5410, na edição de 2014, para proteger as instalações elétricas e os equipamentos eletroeletrônicos. Lembrando que o DPS não protege contra sobretensões temporárias, somente transitórias. A função do DPS é escoar a sobretensão causada pela descarga atmosférica e limitar a sobretensão (afim de não danificar os receptores).

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário