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Usuário do DETRAN reclama do atendimento em Parauapebas

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Mais uma reclamação chegada à redação do Portal Pebinha de Açúcar e, como sempre, nossa equipe de reportagens apura os fatos, cumprindo o dever e a ética jornalística de ouvir as partes envolvidas; neste caso, o reclamante é Thiago Vieira, e o diretor do órgão reclamado, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN), é Rivelino Pereira.

De acordo com Thiago, quando foi acessar a unidade do DETRAN em Parauapebas, além do péssimo atendimento, o sistema havia caído, o que impossibilitou de ser a ele prestado o serviço e o atendimento procurado.


Nossa equipe de reportagens fez contato com o diretor da citada autarquia, Rivelino Pereira, que, mesmo estando de férias, atendeu prontamente a demanda. Segundo ele, não é de se estranhar que o sistema de internet em Parauapebas caia, não apenas no DETRAN, mas em vários lugares e instituições. “As pessoas generalizam como queda do sistema, mas as vezes, trata-se da interrupção do link da empresa que presta o serviço de fornecimento de internet ao DETRAN; ou as vezes não se consegue acessar a base nacional por ela estar fora do ar temporariamente”, afirma Rivelino, que detalha que para outros serviços, como, por exemplo, transferência de propriedade ou obtenção de dados, é preciso acessar a base nacional onde estão guardados todos os dados.

Rivelino mensura que quando a base nacional sai do ar, o retorno é rápido; ao contrário do rompimento da fibra, que demanda tempo para que a equipe técnica do provedor de internet encontre o local para fazer o reparo.

Quanto ao mau atendimento denunciado pelo usuário, Rivelino explica que muitas vezes o cliente já procura o DETRAN com a urgência de resolver alguma pendência e não quer esperar os trâmites ou a ordem do atendimento, o que pode causar alteração por parte do cliente, sendo necessário que a ele seja informado quanto às formalidades para chegar à conclusão do que deseja. “Nossa equipe não tem razão para não atender bem o cliente que nos procura com a devida educação e entenda os trâmites, e até mesmo as possíveis limitações; no entanto não se pode ater ao atendimento de apenas uma pessoa que queira quebrar a ordem estabelecida regimentalmente por esta autarquia”, explica Rivelino, dando como isolado o caso do reclamante Thiago Vieira.

Mas o diretor reconhece que há muito o que melhorar no DETRAN Parauapebas, e cita o pedido de mais um ponto de atendimento de internet, informando que a empresa responsável já está fazendo o mapeamento para instalação de uma torre para atender, via rádio, os municípios de Parauapebas, Curionópolis e Canaã dos Carajás. A dificuldade em definir o local para a instalação da torre, segundo Rivelino, se dá por estarmos em uma região montanhosa. Ele diz que a solução deste problema é uma preocupação dele, objetivando humanizar o atendimento no órgão.

Outra situação denunciada por Thiago Vieira, é que o DETRAN Parauapebas não conta se quer com um bebedouro, e os usuários sofrem com isso, afinal, passam horas para ser atendidos naquela instituição.

A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar apurou que as reclamações feitas por Thiago, são repetidas por vários usuários que não estão nada satisfeitos com os atendimentos prestados pelo DETRAN em Parauapebas.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

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