Vale abre mais de 650 vagas para Jovem Aprendiz em diversas localidades do país

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mikaelly foi jovem aprendiz em Canaã dos Carajás na mina do Carajás Serra Sul S11D

A Vale está com inscrições abertas para o Programa Jovem Aprendiz 2022. Ao todo, serão mais de 650 vagas distribuídas entre os estados do Pará, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Sendo uma das portas de entrada para a Vale, o programa oferece aos jovens aprendizagem teórica e prática em diversas áreas, contribuindo de maneira efetiva para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

No Pará, serão 454 vagas distribuídas nos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Ourilândia do Norte. Podem se candidatar ao processo seletivo pessoas de 18 a 22 anos (para PCD não há limite de idade) que tenham concluído o Ensino Médio. É necessário que os participantes do processo residam na localidade onde a vaga de trabalho escolhida está sendo oferecida e que tenham disponibilidade para atuar em jornada de 4 a 8 horas, de acordo com o curso. As inscrições podem ser feitas pelo site vale.com/jovemaprendiz até o dia 20 de junho.


O programa tem duração de até dois anos, período em que os selecionados terão acesso a formação para atuar em diversas áreas, como mecânica industrial, operação de equipamentos e serviços administrativos. Ao longo do processo, os jovens serão acompanhados por profissionais capacitados e, ao final, receberão um certificado de conclusão da formação.

A gerente global de Atração de Talentos da Vale, Mira Noronha, destaca que o Programa Jovem Aprendiz é uma oportunidade valiosa na formação de muitos jovens. “Sabemos que a aprendizagem adquirida no primeiro emprego é um processo muito importante e queremos contribuir para o crescimento profissional destes jovens. É gratificante participar do início da jornada de tantos talentos e poder oferecer a eles um conhecimento diferenciado para que se destaquem no futuro”, afirma.

Mikaelly Gama de Aguiar, de 22 anos, é técnica em Eletromecânica, formada pelo Instituto Federal do Pará IFPA – Campus Marabá Industrial. Ela foi aprovada na última seleção do Programa Jovem Aprendiz e recentemente foi efetivada para atuar na programação de manutenção mecânica do PCM do Carajás Serra Sul S11D. Ela conta o quanto foi importante a experiência dentro do programa. “Ser jovem aprendiz na Vale foi incrível. Abriu muito a minha mente sobre o mercado de trabalho. Estou ganhando muita experiência e me tornando muito mais confiante no que eu faço”, conta.

Com a efetivação na mesma área que ela estava atuando, Mikaelly quer focar ainda mais no seu desenvolvimento profissional. “Quero investir no desenvolvimento das minhas competências tanto profissionais quanto pessoais. Estou buscando me formar na área para poder contribuir ainda mais no meu ambiente de trabalho e investir no meu futuro profissional”, destaca.

Processo seletivo
O processo seletivo acontece em etapas eliminatórias, todas realizadas online, como inscrições, avaliações e dinâmica de grupo. Os participantes que seguirem na seleção ainda participarão de painel virtual com gestores(as), exames médicos admissionais e entrega de documentos.

O Programa Jovem Aprendiz inclui também oportunidades para pessoas com deficiência e, para eles, não existe limite de idade. A Vale estimula fortemente a inscrição de pessoas com deficiência, de acordo com sua política de promover a inclusão e valorizar a diversidade.

Benefícios
Os selecionados terão direito a bolsa-auxílio, assistência médica, seguro de vida, transporte/vale transporte (quando aplicável) e programa de assistência ao empregado. Além disso, durante a fase prática para os aprendizes que atuarão na Vale, o programa oferece vale-alimentação e vale-refeição ou alimentação na empresa (quando aplicável).

veja também