Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Salgadinhos de festas crocantes e outros quitutes da cozinha de Dona Irani se transformaram no verdadeiro sustento da família dela, em Canãa dos Carajás. A cozinheira de mãos cheias teve seu projeto financiado pelo Programa AGIR – Apoio à Geração e Incremento de Renda da Fundação Vale, que apoia o empreendedorismo local para fomento de emprego e renda na região.

O suporte do programa da Fundação Vale garantiu que a pequena cozinha caseira que dava conta de poucas encomendas se tornasse uma empresa do ramo de alimentação, com equipamentos que permitem aceitar encomendas maiores e planejar o crescimento do negócio. Hoje, Irani e 11 familiares trabalham no empreendimento e administram juntos a cozinha, uma loja de objetos para decoração de festa e uma lanchonete.

O AGIR apoiou Irani em todas as etapas do empreendimento, desde a elaboração do plano de negócios, passando pela formalização da empresa até o estudo de mercado, planejamento de preço e técnicas de vendas. A dona de casa foi um dos seis empreendimentos contemplados pelo Programa na cidade. Com o aporte financeiro que recebeu, a empresária comprou masseira, batedeira, cilindro elétrico e outros equipamentos indispensáveis ao seu negócio.

A conquista de uma empresa no ramo de alimentação representa a potencialização de um talento que Irani cultivou desde sempre. Irani está no Pará desde criança, quando a família se mudou para Xinguara, município do sudeste paraense. Morando em uma fazenda, aprendeu desde cedo a trabalhar para ajudar pai e mãe. Era preciso acordar cedo para moer cana, fazer rapadura, produzir doces e preparar queijo. E foi nessa rotina difícil que Irani começou a cozinhar. “Na verdade, eu mexo com panela acho que desde os oito anos de idade. A minha mãe já ensinava a subir no banquinho e fazer comida desde cedo. A gente morava na roça, era difícil, então ela ensinou a gente toda vida a cozinhar. Toda vida eu gostei de cozinhar”, relembra.

publieditorial_irani-03

Conheça mais esta e outras histórias de quem cresce lado a lado com a gente. Acesse www.vale.com/ladoalado

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário