Acordo também busca capacitar jovens com iniciativas de formação profissional e emprego em Marabá, no Pará

A Vale e a Tata Consultancy Services (TCS), líder global em serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, assinaram, na ultima semana, um Memorando de Entendimentos (MOU) para estabelecer parceria estratégica voltada ao enfrentamento da pobreza extrema e ao desenvolvimento social.O acordo prevê três frentes de atuação, sendo a principal o fortalecimento do programa “Juntos Contra a Pobreza”, articulado pela Vale e que tem como meta apoiar a saída de 500 mil pessoas da extrema pobreza no Brasil. As outras áreas de colaboração do MOU incluem troca de experiências, metodologias e tecnologias sociais entre Brasil e Índia para o enfrentamento da pobreza, além de iniciativas de capacitação, desenvolvimento de competências e geração de emprego.
“Brasil e Índia são países de relevância para a economia global, que reduziram significativamente seus números de pobreza nas últimas décadas por meio do crescimento de suas economias e de programas sociais. A parceria com a TCS reforça nosso compromisso de unir esforços globais para enfrentar a extrema pobreza, conectando experiências do Brasil e da Índia e ampliando oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social”, destacou Gustavo Pimenta, CEO da Vale.
Entre as iniciativas de formação profissional, a TCS implementará, em parceria com a Fundação Vale, o GoIT, programa que capacita estudantes em inovação digital e design thinking, estimulando soluções tecnológicas para desafios sociais, e o Aprendiz Tech, que combina aprendizado técnico e experiência prática em áreas como programação, segurança digital e IoT, preparando jovens para desafios reais do mercado de trabalho. Os programas serão realizados em Marabá (PA), em parceria com o Instituto Federal do Pará e com a Estação Conhecimento, da Fundação Vale.
“Estamos muito orgulhosos de poder participar desta parceria focada no desenvolvimento de comunidades socialmente vulneráveis no Brasil, um desafio que exige ações integradas. De forma central, a tecnologia é desenvolvida por pessoas e seus talentos, e não podemos deixar ninguém para trás. Por isso, nosso objetivo é oferecer a esses jovens oportunidades para que alcancem todo o seu potencial. Vamos oferecer acesso ao nosso programa de capacitação em novas tecnologias, o mesmo que a TCS disponibiliza aos seus colaboradores em todo o mundo. Isso beneficiará não apenas esses jovens, mas também o nosso país, que não pode se dar ao luxo de perder talentos na construção de seu futuro”, afirma Bruno Rocha, Country Head da TCS no Brasil. “Essa iniciativa reflete o compromisso da TCS com o desenvolvimento da nossa sociedade, ao oferecer apoio ao processo de transformação digital”, conclui.
Juntos contra a pobreza
O programa “Juntos Contra a Pobreza” reúne empresas privadas, organizações do terceiro setor, academia e governos com o propósito de atuar coletivamente no enfrentamento da extrema pobreza no Brasil, um dos desafios sociais mais urgentes e complexos do nosso tempo. A iniciativa já beneficia cerca de 60 mil pessoas, sendo 85% delas no Maranhão e Pará. A metodologia aplicada é o Acompanhamento Familiar Multidimensional, que avalia privações em cinco dimensões – renda, educação, saúde, nutrição e infraestrutura – e constrói planos de ação personalizados junto às famílias.
“É simbólico que essa assinatura se dê no Fórum Empresarial de Líderes Brasil–Índia, pois a aproximação do setor privado desses países, além de estreitar o diálogo comercial, pode gerar benefícios sociais muito relevantes. Entendemos que o Juntos Contra a Pobreza se torna ainda mais forte ao conectar dois países que enfrentam desafios semelhantes e possuem grande capacidade de inovação social. Essa troca amplia nossa rede global de parceiros e acelera o impacto positivo nos territórios onde atuamos”, afirma Grazielle Parenti, Vice Presidente Executiva de Sustentabilidade da Vale.
Para potencializar esse movimento, a Vale constituiu em 2024 um Fundo Filantrópico, gerido, no Brasil, pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), que já mobilizou mais de R$ 30 milhões. Em 2025, em parceria com a Brazil Foundation, o fundo foi lançado também para o público internacional, em evento realizado na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), ampliando ainda mais a capacidade de mobilização de recursos.























