Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Vale participa das comemorações de 25 anos de Canaã

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Canaã dos Carajás festeja seu aniversário de emancipação e a Vale participa das comemorações dos seus 25 anos. A programação comemorativa acontece na Feira de Negócios de Canaã. No estande da empresa na 4ª Fenecan, a equipe de Recursos Humanos da Vale recebe o público e dá orientações sobre oportunidades de trabalho e dicas para a elaboração e cadastro de currículo. O visitante também poderá conhecer um pouco sobre a relação da mineração ao longo de toda história de Canaã, com marcos como a implantação do Sossego e do Complexo S11D.

Em 2018, duzentas toneladas de resíduos recicláveis receberam a destinação correta por meio da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Canaã (Cooletar), que está entre as ações de investimento social da Vale no município. Quem visita o estande da Vale, pode conferir as vantagens da reciclagem e as formas de descarte para contribuir com a redução na geração de lixo na cidade. Uma prática fundamental para o município, que busca ser referência em qualidade de vida.


A meta do governo municipal de tornar Canaã uma das melhores cidades para se viver consta no Pacto por Canaã e do Planejamento Canaã 2035, os estudos contaram com a parceria da Fundação Vale. Entre as prioridades está o funcionamento do Distrito Empresarial e do Polo Educacional instalados hoje onde funcionou um dos primeiros canteiros de obras para construção do Complexo S11D. As áreas com redes de água, esgoto, energia elétrica e asfaltamento foram doadas pela Vale. As primeiras 15 empresas que venceram a licitação para o Distrito estão em fase de implantação.

Dentro também do Planejamento Canaã 2035, está a implantação de um Fundo de Desenvolvimento Sustentável para financiar empresas e pessoas físicas com aplicação de 5% dos royalties da mineração. Somente em 2018, as atividades da Vale geraram R$ 192 milhões em royalties para o município.

A Fenecan recebe este ano ainda, o maior evento de apicultura e meliponicultura da Amazônia. A Apipará conta com a realização de palestras e oficinas técnicas. Produtos da agroindústria do mel, construída pela Vale e Fundação Vale, em apoio a Associação de Apicultores de Canaã, também estão em exposição.

Já no estande da prefeitura está em exposição uma maquete, que reproduz a cobertura de fornecimento de água e esgoto pelos bairros da cidade. Atualmente grande parte da cidade já conta com rede de saneamento básico. O plano contou com o apoio da Vale. Também no estande do executivo municipal, o destaque na área de educação e para a construção de escolas. As obras contaram com o apoio da Vale. Somente nos últimos anos, a Vale apoiou o município com a construção de oito escolas. Hoje todas as escolas contam com espaço físico adequado, quadras cobertas e salas climatizadas.

Publicidade

Veja
Também